quinta-feira, 24 de agosto de 2017

“A Volta ao Mundo em Oitenta Dias”, de Júlio Verne – da “Coleção eu Leio” – os cinco minutos finais; uma partida de uíste para relaxar; tudo indicava que os apostadores do Reform Club venceriam a aposta, mas Fogg chegou a poucos segundos do horário combinado

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2017/08/a-volta-ao-mundo-em-oitenta-dias-de_20.html antes de ler esta postagem:

A conclusão de Stuart era a de que o desafiante sequer chegara à América. Se conseguisse retornar a Londres, chegaria com uns vinte dias de atraso! O engenheiro acrescentou que Lord Albermale perderia cinco mil libras.
Gauthier Ralph concordou... Emendou que restava-lhes apresentar o cheque de Fogg a Baring para sacramentar de vez a vitória.
(...)
20h:40...
Stuart lembrou que restavam apenas cinco minutos. Os apostadores entreolharam-se... Seus corações estavam acelerados... Lembraram-se das palavras de Fallentin e decidiram encaminhar-se à mesa de jogos.
Enquanto se ajeitavam, Stuart disse que não abriria mão das quatro mil libras a que tinha direito... Os ponteiros do relógio marcavam 20h:42.
A partida não se iniciava porque a todo momento os jogadores desviavam seus olhares para o relógio... Faltavam poucos minutos, mas a sensação era a de que teriam de esperar uma enormidade!
(...)
20h:43...
Flanagan cortou o baralho... Gauthier Ralph acabara de embaralhar as cartas...
Os jogadores permaneceram em silêncio. Pelo menos no salão onde estavam a tranquilidade imperava.
Em frente ao Reform Club e em suas imediações a multidão se agitou. Podemos pensar que todos ali esperavam o momento decisivo. A maioria havia apostado que o desafiante não conseguiria concluir a “volta ao mundo em oitenta dias”.
Os cinco cavalheiros jogadores de uíste tinham os ouvidos atentos ao tic-tac do grande relógio.
John Sullivan rompeu o silêncio do ambiente ao anunciar que já eram oito e quarenta e quatro.
Nesse momento alguns gritos foram ouvidos... Os fragmentos do minuto final avançaram.
(...)
Os cavalheiros deitaram as cartas sobre a mesa... Em vez do jogo, a contagem dos segundos finais.
O ponteiro seguiu seu curso... Chegou ao quinquagésimo segundo... Tudo indicava que poderiam jogar aliviados. E também poderiam comemorar a vitória sobre Phileas Fogg o resto da noite.
Cinco segundos se passaram. No lado de fora teve início uma grande agitação... Alguns vociferaram imprecações, mas era certo que outros aclamaram e aplaudiram.
Os jogadores de uíste se levantaram... Faltavam três segundos para que o relógio acusasse as oito e quarenta e cinco da noite. Foi então que a porta se abriu.
Phileas Fogg surgiu anunciando sua chegada com um “aqui estou, senhores”. Atrás dele estava uma multidão emocionada. Toda aquela gente o seguiu até a entrada.

(...)

Temos de voltar no ponto em que Passepartout havia se encaminhado à casa do reverendo Samuel Wilson para acertar o casamento de seu patrão com a jovem Aouda.
Mas isso fica para a postagem final.
Leia: A Volta ao Mundo em Oitenta Dias – Coleção “Eu Leio”. Editora Ática.
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas