quinta-feira, 3 de agosto de 2017

“A Volta ao Mundo em Oitenta Dias”, de Júlio Verne – da “Coleção eu Leio” – o trem retomou a viagem para Omaha; Fix decidiu permanecer apesar da incerteza em relação ao retorno de Fogg; noite gelada, angustiante espera de Aouda; Fix é abordado por um americano; ao amanhecer, o capitão do forte decide-se por um reconhecimento; fim da longa espera

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2017/08/a-volta-ao-mundo-em-oitenta-dias-de_2.html antes de ler esta postagem:

Fix ouviu a conversa de Aouda com o maquinista... Ele estava disposto a desistir da prisão de Fogg e a deixar Kearney. Mas no último instante não conseguiu e permaneceu imóvel na plataforma.
Seus pensamentos eram confusos... Permaneceu imóvel a observar os passageiros retomarem seus lugares. Viu que o coronel Proctor também embarcou...
As condições da locomotiva tornaram-se adequadas para a partida... As válvulas indicavam isso... O maquinista acionou um prolongado apito, a composição se pôs em marcha e logo desapareceu.
(...)
O entardecer trouxe um frio ainda mais intenso...
Fix permaneceu sem nada dizer e acomodou-se num dos bancos da plataforma... É provável que tenha adormecido por alguns instantes.
Aouda esteve impaciente durante todo o tempo e não conseguiu sossegar no aposento que providenciaram para ela na própria estação. Em várias ocasiões ela se dispôs a caminhar pela plataforma para chegar à extremidade... O vento gelado lhe agredia as faces, então esforçava-se na tentativa de enxergar alguma coisa no horizonte... Não se via nada por causa da intensidade da bruma... Mesmo assim procurava escutar algo que acusasse a chegada de cavaleiros.
Não ouvia absolutamente nada... Retornava para o quarto, mas era por um breve instante, pois logo sentia a necessidade de inspecionar novamente as imediações.
A angustia da espera a levava a pensamentos aterradores... Onde estariam Fogg e os soldados que com ele partiram? O que teria ocorrido a Passepartout? Teriam entrado em luta com os índios? Estariam perdidos em meio à espessa bruma?
(...)
O capitão do forte também estava apreensivo... Se esforçava para aparentar segurança, mas a verdade é que também aguardava com ansiedade a chegada de seus soldados.
Durante a noite a nevasca diminuiu... O frio tornou-se mais intenso... Ao redor da estação de Kearney não se ouvia nenhum som que pudesse ser atribuído às criaturas da noite. A calmaria era perturbadora.
Aouda arriscou-se à uma caminhada nas proximidades da campina... Seus pensamentos foram tomados por preocupações terríveis... Os perigos que imaginou a angustiaram demais.
(...)
Fix permaneceu no mesmo banco... Não se movimentou para nada, mas é certo que não adormeceu...
Num determinado momento. Um tipo se aproximou e trocou algumas palavras com ele... Ao longe podia-se notar que o policial o dispensou ao mesmo tempo que parecia mostrar-lhe um sinal que parecia indicar uma negação.
(...)
O amanhecer revelou um sol obscurecido pelo nevoeiro...
Às sete da manhã era possível avistar paragens a cerca de três quilômetros. O capitão olhava para o sul porque foi nessa direção que seus homens seguiram com o inglês.
O militar estava preocupado e não tinha certeza se devia mandar outro destacamento para procurá-los... Correria o risco de sacrificar mais soldados?
Depois de algum tempo decidiu chamar um dos homens para fazer um reconhecimento mais ao sul.
Tudo foi providenciado e no momento mesmo em que o soldado estava para partir ouviram-se tiros do lado de fora do forte.
Todos se retiraram... A quinhentos metros observaram um destacamento que chegava na mais perfeita ordem. Phileas Fogg estava à frente junto com Passepartout... Com eles estavam também os outros dois passageiros que haviam desaparecido.
Leia: A Volta ao Mundo em Oitenta Dias – Coleção “Eu Leio”. Editora Ática.
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas