sexta-feira, 26 de agosto de 2016

“O Homem Duplicado”, de José Saramago – de volta à locadora; o professor de História comprou a fita que havia alugado e manifestou interesse por outros títulos da mesma produtora; ao funcionário explicou que fazia um “estudo” específico

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2016/08/o-homem-duplicado-de-jose-saramago-aula.html antes de ler esta postagem:

Sem dúvida a conversa que teve com o colega de Matemática antes de iniciar as aulas o intrigara ainda mais.
Ao que tudo indica, seu horário de almoço havia sido de reflexões a respeito dos rumos que daria ao caso da duplicidade. Durante a reunião, enquanto o professor explanava suas considerações a respeito dos documentos que versavam sobre a atualização das práticas docentes, pensou que naquela mesma tarde daria inicio a uma investigação.
Ao deixar a reunião pedagógica, Tertuliano rumou para a locadora de vídeos...
(...)
Passou os olhos pelas estantes abarrotadas de vídeos. Analisou mais detidamente uma e outra embalagem... Depois se aproximou do balcão, onde o mesmo funcionário que preenchera sua ficha de locação no dia anterior o atendeu.
Tertuliano anunciou que estava ali para comprar a fita que tinha alugado... O tipo lembrava-se perfeitamente do cliente de nome diferenciado e do título do filme. Solícito, sugeriu que devolvesse a fita e que levasse uma nova... Esclareceu que, devido ao uso contínuo das que são colocadas para a locação, sempre ocorre de imagem e som perderem um pouco da qualidade.
Tertuliano respondeu que não havia necessidade. Não estava com a fita no momento e, além disso, para o fim a que se destinava, a condição do produto era mais que satisfatória.
O funcionário estranhou que o cliente visse mais interesse numa cassete do que a mera reprodução. Evidentemente não manifestou a curiosidade... Disse que daria um desconto...
Tertuliano não prestava atenção ao que o rapaz dizia... Sabemos que seu interesse pela fita nada tinha a ver com pechincha. Perguntou se a loja possuía outros títulos da mesma produtora... O funcionário quis saber se ele procurava outros filmes do mesmo realizador.
O professor confirmou que tinha interesse de conhecer mais materiais da produtora... É claro que a observação era das mais estranhas. Por motivos óbvios, o rapaz não quis saber mais detalhes... Apenas esclareceu que fazia tempo que estava no ramo da locação de filmes e que o comum eram as pessoas aparecerem solicitando certos títulos, gêneros, atores... Raramente vinham atrás de filmes de diretores específicos...
Era a primeira vez que alguém mostrava interesse pela produtora. Tertuliano não tinha interesse de ouvir mais a respeito do mercado de locações de vídeos... Disse que talvez fizesse parte do grupo dos clientes mais raros. 
(...)
O funcionário concordou. No final das contas o que importava era a venda... O cliente devia sair satisfeito da loja... Lembrou-se que tivera vontade de rir do primeiro nome do professor... De posse da ficha de locação, tratou-o por Máximo Afonso... Assim Tertuliano havia assinado...
O rapaz estava tão concentrado em tratar bem ao excêntrico cliente que se esqueceu de sua demanda por mais filmes da mesma produtora... Tertuliano perguntou-lhe novamente a respeito, e dessa vez acrescentou os motivos de seu interesse. Disse que realizava “um estudo sobre as tendências, as inclinações, os propósitos, as mensagens, tanto as explícitas como as implícitas e subliminares, em suma, os sinais ideológicos que uma determinada empresa produtora de cinema, descontando o grau efetivo de consciência com que o faça, vai, passo a passo, metro a metro, fotograma a fotograma, difundindo entre os consumidores”.
(...)
O funcionário arregalou os olhos... Espantou-se com a explicação do cliente sobre a necessidade de conhecer outros filmes da produtora. De fato, ali estava um tipo raro, que sabia expor razões fundamentadas e de modo apaixonado...
A eloquência a respeito de estudo ou ensaio era admirável... Mas o que importava era a venda... E não é que o projeto do excêntrico cliente podia resultar em boa féria?
Não dava para saber se todos os filmes da produtora estavam disponibilizados em vídeo... Mas é claro que o esforço de conseguir o que havia no mercado valeria a pena.
O rapaz deu a entender que se empenharia... Sugeriu que seria interessante entrar em contato com a produtora para conhecer uma lista dos filmes produzidos... Tertuliano esclareceu que aquilo não era necessário, talvez nem precisasse de todos os filmes lançados... Gostaria de conhecer os que a locadora disponibilizava.
As palavras do professor baixaram as expectativas do funcionário... Mas foi com disposição que ele se pôs a percorrer o acervo...
Tertuliano gritou-lhe que, para começar, bastavam cinco ou seis fitas.
Leia: O Homem Duplicado. Companhia das Letras.
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas