É Jessie que revela a tristeza em que todos na fazenda caíram após a destruição do moinho... Napoleão aproveitou o episódio para acusar o fugitivo Snowball. Ele decretou, perante a assembleia dos animais, a pena de morte ao traidor. Inflamou o ânimo de todos dizendo que o moinho deveria ser reconstruído com esforço redobrado. Squealer comunicou que Napoleão anulou a canção que tratava dos "animais do mundo e a busca de uma melhor condição para todos"... Para ele a Revolução já era uma realidade e a canção não mais tinha sentido... A nova canção que todos deveriam cantar era em homenagem ao grande líder Napoleão e aos “corajosos porcos”.



De posse da filmadora de Jones, Squealer produziu um documentário para ser exibido aos animais... O que veem é assustador... A guarda canina patrulha à noite e captura os espiões de Snowball. É claro que se trata de uma farsa na qual Napoleão aparece imparcial... Eles são colocados em jaulas... Todos se lembram do mandamento que dizia que “nenhum animal deve matar outro animal”... Porém Squealer já havia tratado de alterá-lo com um “sem um motivo”... Assim, ao julgamento de Napoleão, considerando o prisioneiro “culpado de crimes contra o Animalismo”, o detido era condenado à morte. O terror se estabelecia, pois a fita apresentava uma série de execuções de animais que “deram motivos” para, dessa forma, serem punidos.
Squealer se especializou em produzir a propaganda... Filmou Napoleão ostentando medalhas em sua honra de Líder de Primeira Classe. E na sequência: depoimentos de animais revelando a satisfação com o líder e, por isso, esmeravam-se em produzir mais e melhor.
Continua em https://aulasprofgilberto.blogspot.com/2012/02/filme-revolucao-dos-bichos-e-o-fim.html
Indicação (livre)
Um
abraço,
Prof.Gilberto