quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

“Eros e Psique” – a partir de texto de João Pedro Roriz – Psique é dissuadida de sua radical intenção; os deuses e suas imperfeições; apenas o entendimento com Afrodite possibilitaria a reconciliação com Eros

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2014/01/eros-e-psique-partir-de-texto-de-joao_21.html antes de ler esta postagem:

Vimos que Psique vivenciou um desfecho traumático para o seu casamento.
A rigor, a sua ansiedade em conhecer a real identidade do marido resultou em infeliz.
Ficou sabendo que estava vivendo em um castelo (de fato) esplendoroso e que era casada com um deus... Tudo muito diferente do que Téssora havia anunciado...
Eros não admitiu a desconfiança de Psique, que foi ao seu encontro armada com o punhal... Psique acabou dispensada por ele.
Amargurada retirou-se do castelo disposta a tirar a própria vida. E só não chegou ao suicídio porque um desconhecido a impediu.
(...)
O misterioso homem esclareceu que o sofrimento que ela passava em vida por causa das maldições de Afrodite era nada comparado aos flagelos junto a Tânatos (o deus da Morte). E emendou que certamente a morte dela traria tormentos àquele deus.
Psique disse que “os deuses são perfeitos” e que, por isso, não acreditava no que acabara de ouvir... O homem esclareceu que quando os mortais foram feitos por Prometeu e passaram a viver graças ao divino sopro de Atena, eles receberam as qualidades e defeitos que os deuses têm.
Neste ponto Psique recordou-se que Prometeu foi castigado (acorrentado numa rocha e tendo o fígado devorado por uma ave de rapina) por ter entregado o Fogo Sagrado do Olimpo aos humanos, e entendeu que também ela devia ser castigada por ter traído a confiança de Eros.
O homem disse que era certo que Zeus vivia em constante remorso por ter castigado Prometeu de modo tão duro... Psique não deu crédito àquelas palavras porque havia aprendido que Zeus era muito poderoso para arrepender-se de suas decisões. O outro pediu que ela permanecesse em silêncio por algum tempo. Assim poderia ouvir os gemidos do gigante Prometeu... Certamente aquelas lamentações chegavam aos ouvidos do poderoso deus.
Psique argumentou que, se era verdade que Zeus sentisse culpa, ele teria libertado Prometeu. A esse respeito o homem falou que o erro do gigante havia sido muito grave, já que por ter entregado o Fogo Sagrado aos mortais a Terra tornou-se palco de muitas tragédias por causa de sentimentos como a “raiva, ciúmes, inveja...”. Emendou que a lamentação que Psique estava vivenciando só era possível devido ao grave erro de Prometeu.
(...)
O homem insistia com aquele assunto porque queria dizer que também os deuses são dotados de defeitos... Assim, Psique deveria entender que isso também se aplicava a Eros. Então a aconselhou a não desistir dele.
Mas Psique demonstrou que não vislumbrava esperança em reatar com o marido divino... Sentia-se muito desgastada depois de ter se mudado para o misterioso castelo, onde, por dois anos, se dedicou completamente ao marido... Via-se abandonada e sem forças para encará-lo novamente... Por isso preferia a morte.
O misterioso tipo destacou que são as mulheres que dão “sentido à vida dos homens”... Ela podia não imaginar, mas naquele momento Eros precisava muito dela. Além disso, ele esclareceu que o suicídio não é a melhor forma de se retribuir às bênçãos dadas pelos deuses.
(...)
Essas palavras deixaram Psique confusa... Ela quis saber o que deveria fazer... O velho orientou-a a prosseguir com humildade. Disse que ela deveria visitar Afrodite e pedir para se casar com Eros...
Psique antecipou-se a essas orientações e sentenciou que a deusa nutria ódio por ela... Sobre isso, o homem deixou claro que o melhor a fazer era provar que a deusa se enganava ao seu respeito... Psique, então, deveria se submeter a tudo o que fosse preciso. Apesar das advertências, ele mesmo garantia que a deusa é boa e sábia.
Mas as dúvidas dela persistiam. Psique não tinha a menor ideia de como convenceria a divindade a aceitá-la... Por incrível que pareça, o misterioso homem garantiu que a ajudaria a superar mais essa dificuldade.
Leia: Eros e Psique. Coleção Mitológica. Editora Paulus.
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas