sábado, 23 de outubro de 2010

Filme: Mississipi em chamas

Belo filme de Alan Parker... Logo que saiu em VHS dispus-me a trabalhá-lo com os alunos. Há dois anos apresentei o Mississipi em Chamas ao pessoal do Casais. Sabe que a verídica história em questão ainda hoje ecoa nos tribunais norte-americanos? Recentemente (2006?) ouvimos algo sobre condenações por conta de assassinatos de então... Essas coisas... Em que pese o fato de ser uma produção hollywoodiana pode ser muito bem aproveitado para discussões e reflexões sobre temáticas diversas.

Então,

Logo de início conhecemos o tema: Era 1964. Um carro com três jovens é perseguido e alcançado por outros dois ou três veículos... De uma pic-up saltam uns marmanjões, percebe-se a presença de policiais... Um grandalhão branquelo diz palavras contra negros e judeus e dispara à queima-roupa nos rapazes.

O crime ocorreu em Jessup, pequena cidade do Mississipi, sul dos Estados Unidos. Na sequência temos a chegada de dois agentes do FBI à localidade... O mais jovem e chefe da missão é Alan Ward. O mais experiente, com vivência sulista, é o agente Rupert Anderson. Podemos dizer que enquanto o primeiro é mais fiel a protocolos, o experiente Anderson percebe e faz notar que a situação local é dramaticamente complicada para aqueles que pretendem fazer os direitos civis valerem na região.

Há um apartheid local... Os negros são impedidos de usar os mesmos ambientes dos brancos, e sequer podem exercer o direito de voto. O filme permite perceber que a atuação dos jovens assassinados se vinculava aos comitês dos direitos civis, estimulados por Luther King. As autoridades locais são coniventes com a Ku Klux Klan, seita racista da qual alguns eram integrantes... Os agentes têm dificuldades em coletar a verdade porque ela compromete as personalidades locais... Os negros que se aproximam para revelar o que sabem sofrem ataques os mais diversos. Os incêndios às suas residências e igrejas tornaram-se comuns (daí o nome do filme).

O desenrolar do filme apresenta o agente Rupert convencendo Ward a aceitar um método "menos oficial" para chegarem aos criminosos. Para tanto, ele consegue a confiança da senhora Pell, esposa de um policial envolvido nas ações criminosas. Desiludida e envergonhada com a situação, faz revelações importantes, significativas para a apuração dos fatos.

Para finalizar, deixo este link para você assistir a um comentário sobre o filme em questão:

Páginas