domingo, 10 de outubro de 2010

Clip da banda Pearl Jam - To the evolution

Segue nesta postagem o clip da banda norte-americana Pearl Jam, sugerido em caderno 1 de atividades dos alunos de 3º ano do Ensino Médio.
Os conteúdos trabalhados têm a ver com Imperialismo; partilha da África; neocolonialismo; Darwinismo Social... Exploração colonial e argumentos civilizatórios...
Podemos notar o tom de indignação do texto, que apresenta com ironia a “evolução” do ser humano, em particular o branco norte-americano, que “pode matar porque em Deus confia”... Flagrantes são os trechos que fazem alusão à Ku Klux Klan ou à ganância dos especuladores que investem em ações, ou ao poderio bélico demonstrado nas guerras das quais os Estados Unidos são protagonistas...
É claro que isso tudo não é “privilégio” norte-americano. O clipe apresenta situações bem críticas da história humana. Notamos também referências a outras manifestações de estupidez: aos totalitarismos, campos de concentração e à perseguição aos autores “malditos” (queima de livros); guilhotina em operação; escravidão em tantas partes do mundo; matança de animais e desrespeito ao meio ambiente.
Chama-nos a atenção uma advertência nas entrelinhas: As ciências trouxeram o bem estar e a paz? Em tempos de “clonagem”, destaca-se a ostentação (“admire meu filho, minha casa, admire minha música e minhas roupas”).
Exploração da fé; produção industrial em larga escala... Tudo com o objetivo maior de lucrar sem escrúpulos... Em tom irônico a letra diz que “os índios ignorantes não têm nada comigo”. Você que se sente integrante dessa civilização que tem o poder sobre tudo no mundo é levado a crer que “está à frente e é avançado”. Que tipo de sociedade é essa, o que seremos no futuro?

Um abraço,

Prof.Gilberto

Páginas