quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Um plano de aula contemplando a apreciação de "A Primeira Missa no Brasil"















http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/14/RETRATO_DE_VICTOR_MEIRELLES_-_A._Pelliciari_-_1915.jpg&imgrefurl=http://com (07/10/2010; 19:20)

Os fragmentos de textos que apresentei nesses últimos dias (de J. Coli, de P. V de Caminha e de E. R. Peixoto), acrescentados à reprodução de A Primeira Missa no Brasil combinam perfeitamente num plano de aula que elaborei, mas ainda não ministrei... É claro que as estimativas que apresento aqui só são possíveis em ambientes preparados (a exposição da imagem num telão torna a contemplação mais atraente) e com grupos dispostos a participar.

Minha sugestão é a organização de grupos para o início dos trabalhos; logo após, apresentar a reprodução de “A primeira missa no Brasil”, de Victor Meirelles, para apreciação espontânea e registros das impressões dos grupos (isso poderia durar uns 10 minutos); depois deste tempo, propor a manifestação de cada grupo acerca de suas interpretações espontâneas sobre a obra, destacando se já conheciam e que tipo de importância ela exerce (ou parece exercer) em relação à História do Brasil (uns 20 minutos seriam suficientes); ao final, propor nova manifestação dos grupos acerca de suas interpretações e divulgação do título da obra (uns 10 minutos).

Quando elaborei este plano, estabeleci alguns objetivos:

* Proporcionar o contato de alunos do Ensino Médio com reprodução de obra de arte que faz referência a episódio específico da História do Brasil;

* Exercitar a contemplação espontânea de obras de arte;

* Garantir o debate, a sistematização de inferências relacionadas às obras (informações iconográficas e textuais);

* Refletir sobre a construção do passado brasileiro;

* Valorização do patrimônio cultural.

Os conteúdos:

* Construção do Passado Brasileiro;

* Romantismo e construção da identidade nacional.

Os desdobramentos a partir da aula:

* Sugestão de pesquisas sobre Victor Meirelles;

* Entrega de textos auxiliares:

- fragmentos da carta de Pero Vaz de Caminha em que a primeira missa é descrita;

- fragmento de Elza Ramos Peixoto;

- fragmentos de “A invenção da Primeira Missa”, de Jorge Coli in “A pintura e o olhar sobre si: Victor Meirelles e a invenção de uma história visual no século XIX brasileiro”.

A Avaliação:

* Seriam considerados, para efeitos da avaliação do aproveitamento dos alunos, bem como da avaliação da proposta em si, os registros diversos elaborados a partir das atividades sugeridas e o envolvimento e participação de cada um.


Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas