quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

"Corações Sujos", de Fernando Morais - Fanatismo dos seguidores da “Liga do Caminho dos Súditos” em Bastos

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com/2012/01/coracoes-sujos-de-fernando-morais_1388.html antes de ler esta postagem:

Corações Sujos apresenta alguns dados sobre a cidade de Bastos que, por aquele tempo, podia ser considerada um ambiente japonês incrustado no Brasil... Dos 9 mil habitantes, 7 mil eram japoneses... Só para termos uma ideia, no Tiro de Guerra (como é conhecido o quartel militar em várias partes do interior paulista) dessa cidade, os recrutas eram, quase todos, filhos de famílias japonesas... A colônia imprimiu seu modo de vida na localidade, assim os bairros em Bastos lembravam os vilarejos japoneses, e não foi por acaso que o beisebol tornou-se o principal esporte na região...
Por tudo isso, naturalmente, a cidade tornou-se alvo de investigação policial... Apurou-se que metade dos japoneses locais contribuía com a Shindo Renmei... A polícia descobriu os equipamentos da Rádio Bastos, montada pela seita, a serviço da propagação dos ideais Yamatodamashiie e das mais absurdas e forjadas notícias referentes às derrotas aliadas e vitórias do Japão e triunfo do imperador.
Os que não demonstravam crença na “propaganda vitorista” eram incomodados de diversas formas... Em suas residências recebiam as tradicionais ameaças e misteriosas caixinhas com pó de mostarda, que explodiam e causavam ferimentos no rosto e braços... A seita não tinha dificuldades em conseguir adeptos mais fervorosos e decididos a executar as tarefas que solicitava...
Na tentativa de colocar um basta nas picuinhas entre os japoneses de Bastos, o delegado Luis Bernardo de Godoy e Vasconcelos baixou normas pesadas em 28 de setembro de 1945 contra a comunidade. As normas retomavam a chamada “legislação especial aos súditos do Eixo”, proibindo tudo aos nipônicos e tratando-os de modo excessivamente preconceituoso.
Mas também havia os japoneses aproveitadores que viam no fanatismo dos membros da liga a oportunidade de ludibriá-los e se enriquecer... O caso dos folhetos sobre a chegada da esquadra japonesa, por exemplo, era obra dos enganadores... Pior que isso era o estelionato praticado a partir do convencimento acerca da vitória japonesa na guerra e a conquista de um fabuloso império no Pacífico... O fanatismo era tal que os seguidores da Shindo acreditavam nisso e compravam lotes em ilhas “conquistadas” (inclusive na Austrália!) pelo Japão. As “propriedades” eram vendidas pelos “vitoristas vigaristas” a preços exorbitantes.
O texto também faz referências à história de Ikuta Mizobe. Este senhor era diretor da Cooperativa Agrícola de Bastos e havia sido contratado pelas empresas colonizadoras para dirigir a cooperativa devido à sua experiência como funcionário da prefeitura Yamaguti, de onde era natural... Seu posto na Cooperativa conferia-lhe inúmeras responsabilidades e reconhecimento em meio à comunidade nipônica. Mas Mizobe fizera circular um comunicado aos funcionários sobre a derrota do Japão na Guerra e sua rendição (agosto de 1945). Ele transmitira a ideia de que todos deviam se conformar com a situação e que o melhor era manter a serenidade diante dos fatos...
Em visita ao município de Bastos, Seiichi Tomari ficou sabendo das atitudes de Ikuta Mizobe. Tomari e os correligionários da Shindo consideravam-no um “coração sujo”. Sendo assim, a iniciativa mais óbvia para os kachigumi era a de executá-lo.
Mizobe é descrito como um homem bem simples, um tipo de família e consciente de suas responsabilidades... Comunicava à polícia as ameaças que vinha sofrendo, mas percebemos que ele parecia não crer na seriedade delas, pois nunca teve proteção especial... O livro tece detalhes sobre o atentado que sofreu a partir dos depoimentos de Satoru Yamamoto, que foi quem o matou na noite de 7 de março de 1946, depois de permanecer por várias horas atocaiado no quintal da vítima. Então, 25 dias antes do assassinato do empresário Chuzaburo Nomura, a “Liga do Caminho dos Súditos” havia feito a sua primeira vítima fatal, o senhor Mizobe. A polícia demorou a concluir que os fatos eram correlacionados.
Continua em http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2012/01/coracoes-sujos-de-fernando-morais-cai-o.html
Leia: Corações Sujos. Companhia das Letras.

Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas