quinta-feira, 28 de julho de 2011

Filme: O Grande Desafio - Segunda Parte

Talvez seja melhor você acessar http://aulasprofgilberto.blogspot.com/2011/07/filme-o-grande-desafio-primeira-parte.html antes de ler esta postagem.


Aqueles eram tempos de muita dificuldade para as sociedades ocidentais. O Liberalismo enfrentava uma de suas mais duras crises. A Quebra da Bolsa de Nova York gerou consequências complicadas... Muitos governos recorreram às propostas de Keynes... Em poucas palavras, podemos dizer que se tornava necessário certa intervenção estatal, assim garantir-se-ia o Estado de Bem Estar (Mínimo)... Em vários países percebemos a atuação de governantes na elaboração de legislações trabalhistas e programas de obras que garantiam geração de emprego. Nos Estados Unidos não foi diferente.
Os liberais mais ortodoxos nunca viram com bons olhos essas intervenções... Elas eram apoiadas pelos “nacionalistas”... De qualquer forma, podemos dizer que havia mesmo um debate nas várias sociedades sobre essas questões...


Aos universitários eram propostas questões que diziam respeito a esse panorama econômico retratado anteriormente. Só para ilustrar, alguns dos temas apresentados pelo professor Tolson aos alunos candidatos a debatedores eram Trabalho infantil deve ser regulamentado/fiscalizado pelo governo federal; Assistencialismo/bem-estar social desencoraja o trabalho duro, e assim por diante. Percebemos que o professor tinha uma posição clara e favorável ao Keynesianismo... Aos seus alunos, Tolson procurava elevar a auto-estima dos negros.
Ele possuía uma atuação sindical entre os pequenos proprietários e arrendatários locais... Comparecia às reuniões trajando roupas mais simples, de agricultor, e nessas ocasiões defendia o sindicalismo e mobilizações da gente do campo. Numa certa noite, de baile na faculdade, o menino Farmer Jr. avistou o professor nos diferentes trajes e o seguiu, assim ficou sabendo das atividades engajadas do mestre. O episódio foi comprometedor, sobretudo porque os ricos fazendeiros chegaram armados ao local de reunião secreta com a intenção de descobrir as lideranças e acabar com qualquer tipo de mobilização. Houve muita correria e Tolson acabou salvando o pupilo, a quem solicitou sigilo sobre o assunto.


O menino Farmer Jr. chegou bem tarde em casa e foi pressionado pelo pai para que revelasse sobre o que andara fazendo... Mas Farmer Jr. manteve-se fiel ao professor e nada revelou sobre a reunião de caráter sindical e socialista... A relação entre pai e filho ficou abalada, principalmente porque Farmer Sr. percebia a rebeldia do filho, que rebateu suas críticas referindo-se a um episódio em que o velho Farmer Sr. teve de se desculpar (e se humilhar) com um criador de porcos após ter acidentalmente atropelado um leitão (Farmer teve de entregar um cheque ao sitiante e de ajudá-lo a colocar o animal em sua caminhonete).
Entrementes o xerife local começou a pressionar os trabalhadores locais sobre as reuniões secretas promovidas pelo professor Tolson... Havia fidelidade ao líder, mas a tortura levou-os a confessar sobre as atividades políticas.


O primeiro debate que os jovens da equipe de Tolson enfrentaram foi com a faculdade (negra) de Paul Quinn. O professor mostrou que os jovens deviam fazer as pesquisas, mas ele próprio escreveria os argumentos que deveriam usar no debate... Isso gerou desconforto, sobretudo para Henry Lowe. Só para corroborar o que afirmei anteriormente, o tema do encontro foi O Seguro Desemprego deve ter fim quando a Depressão terminar. Lowe e Burgess saíram-se muito bem... Lowe ignorou os argumentos do professor e improvisou com “falas” que Samantha utilizou em seu teste de admissão no grupo... Wiley venceu este e outros debates com outras escolas... Aos poucos a instituição “entrava no mapa” e começava a ser discutida país afora.
Continua em https://aulasprofgilberto.blogspot.com/2011/07/filme-o-grande-desafio-terceira-parte.html
Indicação (14 anos)
Há uma terceira parte...

Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas