sexta-feira, 29 de julho de 2011

Filme: O Grande Desafio - Terceira Parte

Talvez seja melhor você acessar http://aulasprofgilberto.blogspot.com/2011/07/filme-o-grande-desafio-segunda-parte.html antes de ler esta postagem.


As vitórias dos debatedores de Wiley eram um acontecimento... Todos se empolgavam com os resultados e as comemorações na cidade eram contagiantes... Farmer Sr. reconhecia os esforços do professor e de toda a equipe. Aos poucos a relação com o filho melhorou. Os membros da equipe tornavam-se mais próximos. Era evidente que Samantha exercia atração sobre o rebelde Henry Lowe... O garoto Farmer Jr. também sentia algo mais que simples amizade pela moça... Mostras de ciúme tornaram-se comuns. Alheio às vaidades dos membros da equipe, que havia conquistado o título de campeã da “Conferência”, o professor Tolson interessava-se cada vez mais em enviar desafios às universidades. Com a ajuda da esposa enviava dezenas de cartas...
De sua parte, a polícia local chegou à conclusão sobre as reuniões sindicais secretas... Recorrendo à tortura de trabalhadores locais, o xerife ficou sabendo da liderança exercida pelo professor Tolson.
Num jantar para os alunos da equipe de debates, Tolson comunica que a Universidade (para brancos) de Oklahoma havia aceitado o convite para um próximo debate. O clima estava bem amistoso até que Hamilton Burgess manifestou a insatisfação de seus pais em relação aos boatos que ouviam sobre o professor. Já fazia algum tempo que a comunidade local comentava sobre as atividades perigosas e mal vistas de Tolson. Burgess deixa bem claro que tem de ter certeza de que o mestre não é um comunista... Porém o professor não faz uma afirmação contundente... Essa atitude leva Burgess a declarar-se fora do grupo de debatedores. É claro que isso gera um profundo mal estar.
Com a saída de Burgess, que era titular, Samantha fica com a incumbência de acompanhar Lowe... O debate ocorre fora do campus e a situação foi muito tensa... A maioria dos presentes era de brancos, mesmo assim os moços de Wiley não se intimidaram com o tema Negros deviam ser admitidos em Universidades Públicas. Com brilhantes intervenções de Samantha, Wiley sai-se mais uma vez vencedora num debate. Aqui talvez seja interessante observar que as instituições de ensino para negros eram invariavelmente contribuições de congregações religiosas, como a Metodista.
Nova comemoração e Lowe, enfim, convida Samantha para um passeio de canoa num lago próximo à choupana onde vive... O encontro é romântico (de fotografia muito bonita)... Passam a noite juntos... Na manhã seguinte, Farmer Jr. aparece com a banda da faculdade para despertar Lowe e convidá-lo para buscar Tolson e Samantha para um comício no campus... O garoto, que nutria paixão secreta pela moça, percebeu que os dois compartilharam o mesmo ambiente a noite inteira...
O professor é uma “alegria só” ao comunicar que outras universidades querem debater com sua jovem equipe, mas ele não sabe que o clima já não é tão amistoso entre seus membros... Farmer Jr. reivindica participação direta no debate e fala em tom agressivo com Samantha. É neste momento de manifestados melindres que a polícia do Texas aparece para algemar e levar o professor Tolson para a prisão. A sequência é de manifestações populares em frente à delegacia... A população liderada pelo pastor Farmer Sr. exige a libertação do professor... Farmer Sr. procura mostrar ao xerife que o melhor a fazer é libertar Tolson, ele mostra que foi o xerife que cometeu uma ilegalidade ao invadir e agredir os que estavam reunidos para debate sindical...
Tolson foi libertado sob aplausos... Mas tornou-se um tipo vigiado pela Lei local... As universidades começaram a cancelar as propostas de debates. Tolson estava sendo boicotado... No meio acadêmico entendiam que a mobilização sindical não era sua tarefa... Ele comunica isso aos pupilos, mas leva-os a perceber que o momento não é de desistência, mas sim de persistir... E debater em Harvard, mas para isso deviam vencer outras duas das melhores universidades para negros.


À noite, no caminho para o novo debate, o professor e seus debatedores presenciam um linchamento e enforcamento de um negro por um grupo racista... O carro do professor é descoberto e eles são perseguidos. Conseguem escapar e chegam ao local onde passariam a noite... As cenas de brutalidade estão nas mentes dos jovens e é Henry Lowe quem não consegue se conter... Retira-se para a boemia como forma de “descontar” na bebida e em garotas locais a sua fúria. Ele retorna na alta madrugada, Samantha não aceita a atitude dele, ela ficou abalada porque estava se envolvendo emocionalmente e sentiu-se traída... Resolve abandonar o grupo. Farmer Jr., então, tem a sua chance de participar de um debate. Abalado psicologicamente Farmer não tem um desempenho satisfatório e Wiley conhece sua primeira derrota.
Todos ficam muito desapontados... Mas Tolson recebe uma carta de Harvard na qual fica sabendo que Lowe também escrevera para a instituição, que aceitou o debate... Procurado pelo professor, Lowe insiste para que ele mantenha Samantha na equipe. O grupo se reúne novamente para os estudos e já recebiam os argumentos do professor... O dia da partida é de festa, mas o Tolson está impedido de viajar com o grupo. Lowe fica encarregado de chefiar a equipe.
Instalados em um confortável hotel, o grupo começou a estudar os argumentos escritos por Tolson. Porém, contrários à prática de debatedores estudarem argumentos preparados por seus mestres, a organização do evento decidiu alterar o tema do debate, que passou a ser Desobediência Civil é uma arma Moral na luta pela Justiça. As equipes receberiam os mesmos livros e teriam 48 horas para preparar suas pesquisas e defesas. Um belo troféu estava em disputa.
Os estudos e a preparação do trio foram estafantes... Samantha sugeria que deviam argumentar com a experiência de Gandhi e suas ideias de Desobediência Civil, Não Violência e o conceito de Satyagraha (Verdade e Justiça). Para este final quero registrar apenas que a equipe discutiu e entrou em desacordos... Lowe, mais uma vez, abandonou o grupo e retirou-se para a noite. Mas tudo acabou bem. De manhã ele estava de volta e decidindo que os debatedores seriam Farmer Jr. e Samantha... O debate foi transmitido pelo rádio... O país inteiro acompanhou o debate... Inclusive o pessoal da pequena Marshall.

Indicação (14 anos)

Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas