quarta-feira, 27 de julho de 2011

Filme: O Grande Desafio - Primeira Parte

Talvez seja interessante retomar https://aulasprofgilberto.blogspot.com/2011/07/filme-o-grande-desafio.html antes de ler esta postagem:

Denzel Washington é o diretor deste filme produzido por Oprah Winfrey. Washington ainda faz o papel do professor Tolson...


O filme (baseado em fatos reais) apresenta-nos a experiência vivenciada pelo professor Melvin Tolson e seu grupo de alunos da Faculdade Wiley durante a década de 1930, nos Estados Unidos... A Instituição era voltada ao atendimento da comunidade negra da cidade de Marshall (Texas). E o professor selecionava alunos para formar a Equipe de Debates da escola. Essa equipe participava de debates com equipes de outras universidades.
Logo no início temos uma apresentação daqueles que serão os protagonistas da equipe de Tolson... Em um distante bairro, o jovem Henry Lowe (Nate Parker) participa de uma festa ao som do Blues, regada a bebida das fortes e mulheres... James Farmer Jr. (Denzel Whitaker) é filho do mais influente intelectual negro local, ele participa de um culto dirigido pelo pai, Farmer Sr. (Forest Whitaker)... Samantha Booke (Jurnee Smollett) está num ônibus e chega à cidade exatamente em busca da atividade extracurricular promovida por Tolson em Wiley.

Vale ressaltar que a noite de Lowe não terminou muito bem, já que se envolvia com uma mulher casada... Safou-se de situação pior graças à intervenção do professor Tolson que, na ocasião, participava de reuniões sindicais na periferia. Tempos depois, quando ocorre a seleção da equipe de debates na faculdade, o professor espanta-se ao reencontrar o jovem Henry Lowe.
O episódio que marca a seleção dos alunos para a equipe é interessante. O professor apresentava uma “tese” e os candidatos deviam defendê-la (ou atacá-la) com seus argumentos, além de responder às indagações do provocativo professor... Uns quarenta e cinco se inscreveram... Mas Tolson selecionaria quatro (dois titulares e dois suplentes). É claro que os três citados anteriormente foram selecionados... Samantha e Farmer Jr. (de apenas 14 anos) foram escolhidos como suplentes; Lowe e Hamilton Burgess (vivido por Jermaine Williams... Ele faz um “tipo risonho”, remanescente do grupo do ano anterior) tornaram-se os debatedores titulares daquele ano de 1935.
Indicação (14 anos)
Há uma segunda parte...

Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas