quinta-feira, 21 de julho de 2011

Mais sobre São Pedro

Ao lado temos uma imagem do coreto da praça em São Pedro.
Havia um caminho (uma picada) conhecido pelos indígenas em suas incursões pelo sertão. Ele foi muito utilizado pelos colonizadores para que a chegada a Cuiabá fosse uma realidade.
Como relatado anteriormente (http://aulasprofgilberto.blogspot.com/2011/07/sao-pedro-uma-estancia-turistica-de.html), onde hoje se situa São Pedro, a localidade era um excelente pouso para bandeirantes e tropeiros... Não por acaso o centro histórico era chamado de Pouso do Picadão. Três irmãos da família Teixeira de Barros adquiriram as terras e a povoaram com famílias e escravos trazidos de Itu .


Ao lado temos uma imagem da feirinha de artesanato, temperos e comidas típicas (destaque para o doce de Jaracatiá, fruta típica da região) na praça em São Pedro.

A Igreja Católica abençoava os povoamentos e, como de praxe, uma capela foi erguida, a Capela do Picadão... O Santo da cidade chegou a ser São Sebastião... Mas a população solicitou a mudança do padroeiro e São Pedro foi o escolhido. Apenas em 1881 tornou-se município, separando-se de Piracicaba.
O lugar recebeu muitos imigrantes, notadamente italianos, que afluíram para São Pedro (e várias outras partes do interior paulista) para o trabalho nas fazendas cafeeiras.
No prédio de um antigo colégio (última imagem) no centro da cidade funciona um museu onde é possível conhecer um “recorte” dessa História. Ao lado funciona a Biblioteca que, assim como o Museu, leva o nome do mais ilustre poeta da cidade, Gustavo Teixeira.
O município oferece vários atrativos: Além dos vários hotéis fazenda e pousadas, há muitas opções de trilhas na serra de Itaqueri, o pessoal acorda cedo para visitar as cachoeiras da região; encontros dos apaixonados por Off Road  ocorrem com certa frequência na região; voar de paraglider (ou mesmo num balão) é outra possibilidade radical.

Páginas