Em 1905 Santos Dumont construiu o nº 14, um balão de aperfeiçoada concepção. Ao mesmo tempo desenvolveu o projeto de um aeroplano que, mesmo sendo mais pesado do que o ar, tivesse condições de decolar graças a um motor a gasolina.
(...)

Depois de vários testes,
Santos Dumont conseguiu que seu aparelho decolasse e se mantivesse em voo
autônomo (sem que fosse necessário utilizar nenhum recurso para impulso ou
elevação)... Convicto de sua realização, inscreveu o seu invento em concurso do
Aeroclube e também na competição criada por Ernest Archdeacon...
Em 23 outubro de 1906 o 14-Bis realizou o voo que consagrou Santos Dumont como “o pai da
aviação”. Os presentes (mais de mil pessoas) no Campo de Bagatelle ficaram
encantados com a elevação obtida (entre 2 e 3 metros) e o percurso realizado
(60 metros) em sete segundos.
Algum tempo depois, os irmãos Wright (os norte-americanos Orville e
Wilbur) reivindicaram a condição de terem realizado o feito antes do
brasileiro... Por um bom tempo (para muitos isso perdura até os dias de hoje) a
polêmica persistiu. A favor da histórica manobra do 14-Bis contam os testemunhos oculares a respeito da decolagem
autônoma... Além de os Wright não apresentarem “testemunhas fidedignas”,
sabe-se que seus aparelhos eram lançados por equipamentos que os catapultavam.
(...)
Santos Dumont dedicou-se ainda mais à construção de
aviões. Merece destaque o seu Demoiselle,
conhecido pelo seu refinado design e leveza.
Sua biografia evidencia que ele pretendia tornar a aviação uma conquista
para o bem da humanidade... A partir de seu ponto de vista, todos deveriam ter
condições de construir os próprios aviões e usá-los pacificamente... É por isso
que disponibilizava os desenhos a quem desejasse replicá-los.
Muitos outros experimentos foram realizados por outros inventores e
cientistas... Em julho de 1909 o engenheiro Louis Blériot (amigo e estudioso
dos projetos de Dumont) conseguiu atravessar o Canal da Mancha com o seu
“Blériot XI”.
(...)
A partir de então as nações mais desenvolvidas passaram a entender o
avião como excelente equipamento de guerra (a guerra de 1914-1918 comprovou
isso).

Alberto Santos Dumont morreu no dia 23 de julho de 1932. Por essa época
ocorria no Brasil a “Revolução de 32”, conhecida pelo confronto entre as tropas
do estado de São Paulo e as que defendiam o governo do presidente Getúlio
Vargas.
Conta-se que Santos Dumont
estava instalado no Guarujá (cidade do litoral paulista), onde recebia a
assistência de parentes... No fatídico dia, ele teria visto manobras aéreas de
bombardeiros federais que partiam para ataques a uma embarcação militar de São
Paulo. Não suportou o fato de “brasileiros agredirem brasileiros” com o
equipamento que ajudara a criar para fins pacíficos.
Os médicos atestaram que a causa da morte havia
sido um ataque cardíaco... Testemunhas (camareiras do hotel) que encontraram o
cadáver afirmaram que ele se enforcara com uma gravata.
Um abraço,
Prof.Gilberto