sábado, 14 de abril de 2012

Síntese do exercício 2011 - Grêmio Estudantil EMEF Teodomiro - Parte II

Estou postando aqui um e-mail que enviei à nova coordenadora da EMEF Teodomiro em 4 de março com considerações sobre o Grêmio Estudantil em nossa escola... Por se tratar de um texto muito extenso, dividi a publicação em duas partes.
Como a maioria aqui sabe, o processo está ocorrendo desde 2010 e no início do ano passado tivemos a posse da diretoria (ver http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2011/03/gremio-na-emef-teodomiro.html e http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2011/04/posse-da-diretoria-eleita-gremio.html)... De certo modo, o relato que apresentei a ela (e aos colegas que receberam cópia da mensagem) consegue sintetizar o exercício desenvolvido em 2011, seus avanços e entraves. O relato pode até passar uma “impressão pessimista”, mas a verdade é que a participação neste início de ano está mais intensa e promissora. Vamos ver se prossigo atualizando informações sobre as atividades desse ano...
Segue o texto (II parte):


Este relato não consegue dar conta do aprendizado que todos os envolvidos tiveram. Porém, normalmente, o que as pessoas mais conseguem destacar são os pontos problemáticos e de falhas, isso sem levarmos em consideração as opiniões dos que acham que “a escola não deve ter Grêmio Estudantil”... No dia seguinte à posse da Diretoria fui informado de ocorrência indisciplinar grave de um dos membros. Fiquei indignado, decepcionado mesmo, principalmente porque por ocasião da posse o diretor alertou-os sobre suas atitudes a partir de então... Fui questionado sobre o que deveria ser feito em relação ao aluno. Sinceramente não entendi, porque para mim é claro que ele deveria passar pelas sanções previstas pelas normas de convivência regimentais da escola... Infelizmente o episódio reforçou a ideia equivocada de que Grêmio Estudantil só traz baderna aos ambientes da escola. Como se vê, o início das atividades não foi dos melhores.
De fato, a escola tornou-se mais barulhenta... O Grêmio tentou dar conta de uma das demandas da estudantada em relação à “música no horário de intervalo”. A insatisfação de professores foi notória, embora alguns vissem pontos positivos na experiência... De minha parte, manifestei publicamente minha opinião contrária ao modo como a atividade vinha sendo conduzida e enviei e-mail aos gremistas com cópias a colegas professores... Imagino que o relacionamento com o Grêmio devesse ser de diplomacia.
Os gremistas sofreram muitas críticas. Eles tentaram desenvolver atividades esportivas e marcar presença em episódios como o do Dia das Crianças, por exemplo. Tudo ocorreu de modo muito traumático para eles, principalmente porque as coisas não aconteciam conforme planejavam... Sempre faltava algo; a comunicação com os demais segmentos da escola foi deficitária; alguns gremistas não suportaram as críticas sofridas e simplesmente abandonaram a diretoria, isso acarretou concentração de tarefas e de pressão sobre a L. Layla, que é a presidente em exercício.
Neste mês deve ocorrer a organização das eleições para a constituição da nova diretoria. Estou disposto a colaborar... Mas penso que o evento é compromisso de toda a comunidade escolar. Não podemos conviver com o paradoxo de fazermos proselitismo da Democracia, desenvolvermos estudos que têm por finalidade a formação mais autônoma e, ao mesmo tempo, nos opormos à sua efetivação entre os estudantes.
Então, no mínimo, podemos depreender que o exercício satisfatório da entidade estudantil em nossa escola não é fácil. Parece que uma combinação de eventos colabora para barrar o processo... Não entendo por que o projeto da Imprensa Jovem acabou... É só um exemplo, mas acho que ela faz muita falta...
Considero que, se não fosse pela atuação do E. Palazzi valorizando todo esse exercício, e pela abnegação da L. Layla, dificilmente estaríamos tratando desses assuntos. Sinceramente, não fosse pela atuação deles, não me sentiria à vontade para tratar sobre essas coisas em nossa escola.
Sou sincero ao manifestar a minha opinião. Acho que devemos ter maturidade para compreender que é natural que os gremistas cometam erros... Sabemos que o erro é construtivo porque com ele aprendemos... Defendo o envolvimento de alunos gremistas em todos os projetos que tenham os estudantes como atores principais (teatro, música, esporte, ecologia, culturais...). Acho que não preciso enfatizar que a participação deles é um exercício político.
Finalizo na esperança de ter colaborado para que você tenha ficado mais inteirada a respeito dos questionamentos levantados sobre o Grêmio em nossa escola. Para deixar claro que essa e outras discussões devem ser do interesse de todos, estou encaminhando cópia dessa mensagem para professores que constam de minha lista de contato.
Peço desculpas pela minha falta de síntese.

Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas