sábado, 14 de abril de 2012

Síntese do exercício 2011 - Grêmio Estudantil EMEF Teodomiro - Parte I

Estou postando aqui um e-mail que enviei à nova coordenadora da EMEF Teodomiro em 4 de março com considerações sobre o Grêmio Estudantil em nossa escola... Por se tratar de um texto muito extenso, dividi a publicação em duas partes.
Como a maioria aqui sabe, o processo está ocorrendo desde 2010 e no início do ano passado tivemos a posse da diretoria (ver http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2011/03/gremio-na-emef-teodomiro.html e http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2011/04/posse-da-diretoria-eleita-gremio.html)... De certo modo, o relato que apresentei a ela (e aos colegas que receberam cópia da mensagem) consegue sintetizar o exercício desenvolvido em 2011, seus avanços e entraves. O relato pode até passar uma “impressão pessimista”, mas a verdade é que a participação neste início de ano está mais intensa e promissora. Vamos ver se prossigo atualizando informações sobre as atividades desse ano...
Segue o texto (I parte):


Prezada K,
Em resposta à sua pergunta sobre o Grêmio Estudantil, sobre como está organizado e os encaminhamentos para este ano, segue este breve histórico acerca sua instituição e atuação na escola.
Durante o ano retrasado havia em nossa unidade a Imprensa Jovem. Graças a ela, uma equipe de alunos participou de diversos eventos internos e externos. Particularmente, penso que esses alunos vivenciaram experiências que a maioria de nós jamais teve. Suas numerosas atividades estão registradas na internet.
O gestor da época, que era o diretor E. Domingues, incentivou-os a organizar o Grêmio e fui contatado para auxiliá-los. Não recusei prestar o favor que me pediram porque, além de acreditar na importância do Grêmio para uma formação mais cidadã, considerava que (de fato) aqueles alunos já exerciam liderança e acumulavam experiência (podíamos vê-los em outras atividades escolares, como a fanfarra, por exemplo). A minha participação se limitou à sua articulação e sobre a implementação do Grêmio. Não é correto pensar que pertenço ao Grêmio ou que seja o seu orientador. Na medida do possível, procurei atender aos convites que me fizeram e participei de suas reuniões (que mais tarde tiveram suas datas debatidas por ocasião da elaboração do calendário do ano passado).
Foi formada uma Comissão Pró-Grêmio que se constituía basicamente daqueles alunos. Participei de todos os encontros. Em alguns deles também estiveram presentes os professores João e Valmerílio. A ansiedade de alguns alunos era intensa e, aos poucos, graças aos estudos que realizaram, conseguimos que entendessem que o processo democrático é trabalhoso, envolve toda comunidade estudantil e que não era porque constituíam a comissão que, necessariamente, formariam também a diretoria eleita... O cuidado que a comissão teve foi tal que no segundo semestre de 2010 decidiu “apenas” realizar plenárias com os alunos a partir da “quarta série” em momentos diversos. O Estatuto, embora pouco conhecido, foi apresentado e a comunidade estudantil passou a ter certa noção do processo e a tomar ciência de que o Grêmio se tornaria uma realidade.
O ano passado foi de eleições em que três chapas concorreram. Houve campanha eleitoral e, apesar de isso também ter sido objeto de muito planejamento, tivemos muitas reclamações...  O pessoal da comissão venceu o pleito. É claro que os meninos e as meninas esperavam desenvolver projetos e atender as expectativas de seus pares. Quem já teve oportunidade de participar de reuniões com eles sabe que suas intenções sempre foi a de representar os alunos e contribuir como parceiros da escola.


Continua...

Um abraço,
Prof.Gilberto

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