sábado, 21 de abril de 2012

Filme: O Ovo da Serpente – Abel reencontra Manuela... E também Vergerus

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2012/04/filme-o-ovo-da-serpente-abel-percebe-se.html antes de ler esta postagem:

Já é tarde quando Abel chega ao cabaré, que também é um prostíbulo, onde Manuela trabalha. À entrada vemos, no alto do portal, um asno com um letreiro... Logo segue para o salão onde Manuela está se apresentando num palco... Ela canta e gesticula, está com uma maquiagem carregada, peruca esverdeada e com trajes minúsculos. É aplaudida e se retira para o camarim... Outro número se inicia.
Abel vai até as instalações de Manuela, que o recebe alegremente... Porém a euforia inicial se esfria quando Rosenberg passa a tratar do suicídio do irmão e, como se estivesse desculpando, diz que “tentou vigiá-lo”. Abel revela que o irmão tinha um trabalho e que o dinheiro que recebia era bom... Mas o outro nunca entrava em detalhes, apenas dizia que Abel devia cuidar da própria vida.
Abel tira do bolso uma carta para Manuela... O envelope está bem amassado e o texto é algo pouco legível. Há uma quantia em dinheiro... Mas nenhum dos dois consegue decifrar nada na carta além de um trecho onde se lê “está ocorrendo envenenamento”... Manuela quer saber detalhes, porém Abel diz que não vira o irmão nas últimas semanas, já que tiveram uma briga feia, de socos por causa de uma prostituta... O clima entre os dois não ficou nada bom e Abel sabia que não podia machucar ainda mais o outro. A conversa é interrompida porque Manuela deveria retornar ao palco para o número final.
Na saída do camarim, Abel encontra um tipo que está assistindo a apresentação a partir da lateral do palco... O tipo inicia uma conversa com ele e diz que o conhece... Cita episódios de um passado distante em que “fumaram o primeiro cigarro juntos”. Fala da localidade de Amalfi, “um dia de verão há 26 anos”... Fala sobre as famílias, que eram vizinhas de chalé... Procura “clarear” a mente de Rosenberg citando o nome de sua irmã mais velha, Rebecca. Rosenberg se mostra impaciente e diz estar com pressa. É nítido que conhece o homem e não quer conversar com ele... Diz estar com pressa... O tipo diz “ah, é claro, Abel Rosenberg”.
Indicação (18 anos)
Continua em http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2012/04/filme-o-ovo-da-serpente-madrugada-de.html

Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas