Diapositivos -um trabalho com os alunos- Parte I
Muitos aí não sabem o que é um diapositivo. De
modo bem simples, podemos dizer que é um fotograma “positivo”... É o contrário
do fotograma “negativo”, produto da revelação dos filmes fotográficos. Enquanto o “negativo”
apresenta as cores invertidas (branco/preto; verde/vermelho; azul/amarelo), o fotograma
“positivo” ao ser revelado apresenta as cores originais. O “negativo” é “fotografado”
(impresso) num papel especial que, depois de revelado, apresenta as cores reais
do “motivo” fotografado com a câmera.
O
diapositivo normalmente era montado numa moldura e depois exibido através de um
projetor de slides... A forte luz do projetor o revela numa tela. O
diapositivo, portanto, é um slide, uma transparência. Até a década de 1970 eram
muito comuns os monóculos em que se colocava um diapositivo no fundo de uma
tampa, que fechava uma caixinha. A imagem era observada através de uma lente na
outra extremidade. Ao
lado: imagem de monóculos extraída de www.teresasurita.com
Quando falamos em slides, os mais novos pensam logo nas apresentações em
PowerPoint e nos recursos que o programa proporciona. De um tempo para cá
vários trabalhos são confeccionados assim...
Estou deixando aqui essa
imagem que apresenta um slide confeccionado por meus alunos do início da década
de 1990. Tenho centenas de exemplares que acabaram ficando comigo... Por
ocasião das “mostras culturais”, eles organizavam salas especiais para a
exibição de seus trabalhos... O trabalho era de
grupos, cada qual com um dos temas trabalhados em sala de aulas. Havia várias
etapas, desde a elaboração do texto roteiro para a apresentação, o recorte das
molduras (cartolina, papel cartão), os desenhos... Já reciclávamos
material... Muitos conseguiam acetatos de radiografias, ou capas plásticas para
cadernos, e assim garantiam-se as transparências; muitas molduras eram feitas
com capas de cadernos velhos... A criatividade do pessoal era empolgante.
Músicas eram escolhidas como fundo das apresentações, e havia os casos em que
as músicas eram os temas...
Mas isso fica para outras
postagens.
Um abraço,
Prof.Gilberto