quinta-feira, 12 de abril de 2012

Leitura e considerações sobre "Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento" – fragmentos de “Orientações Curriculares e Expectativas de Aprendizagem – Ciclo II. História”

Depois de leitura e discussão com colegas do grupo de estudos da EMEF Teodomiro, seguem algumas considerações acerca de itens específicos.

2.1 O exercício pedagógico deve propiciar a construção de aprendizagens significativas. Para isso, devemos buscar a superação da fragmentação entre das áreas de conhecimento.
> As áreas de conhecimento se comunicam.
* Em História – Deve-se levar em conta a contribuição das diferentes culturas e etnias para formação do povo brasileiro.
> Lei 10639/03 – Requer o trabalho em torno da temática da “História da África e dos africanos – a luta dos negros no Brasil.”
> Uma das possibilidades – desenvolvimento de projetos interdisciplinares.

2.2 A escola deve valorizar as experiências anteriores que os alunos possuem e trazem para o seu cotidiano de aprendizado.
> A aprendizagem  significativa  ocorre desde que os conceitos trabalhados na escola tornem-se significativos na vida dos alunos.
> O aprendizado não se restringe ao aspecto cognitivo. O conhecimento construído leva o educando a interagir com o mundo. E leva em conta suas relações nele – interpessoais; políticas; religiosas...
Sobre isso, o último parágrafo da página 23 apresenta uma “síntese conclusiva.”

2.3 A reflexão sobre os conteúdos escolares nos remete a uma lista imensa. Já faz um bom tempo que os planos de ensino apresentam “recortes dos conteúdos” mais significativos para a formação.
Temos de levar em consideração as expectativas de aprendizagem. Alguns critérios são importantes na definição/relação “recortes de conteúdos” – expectativas de aprendizagem:
> Relevância social e cultural.
* Os conhecimentos acumulados socialmente e culturalmente devem ser contemplados. Aí é importante ter clareza dos “conceitos, procedimentos e atitudes” que são fundamentais à compreensão e engajamento dos alunos em relação aos fatos de sua realidade social e cultural.
> Relevância para a formação intelectual do aluno e potencialidade para a construção de habilidades.
* As expectativas têm (também) como finalidade a possibilidade de desenvolver as habilidades, sobretudo as de investigar; estabelecer relações e argumentações; justificar...
> Potencialidade de estabelecimento de conexões interdisciplinares e contextualizações.
> Acessibilidade e adequação aos interesses da faixa etária.
* Leva-se em conta a necessidade de tornar acessível aos alunos os diversos “objetos trabalhados” no cotidiano escolar. Isso faz sentido na medida em que o estudo deve despertar a atenção do aluno. Em relação a esses “objetos trabalhados”, temos a esclarecer que nos remetem aos diversos gêneros textuais – didáticos; documentais; jornalísticos; científicos; crônicas, e assim por diante. Também não podemos subestimar a capacidade dos alunos, imaginando que este ou aquele assunto é muito difícil ou não apresentará nenhum interesse. Assim, devemos “tirar o aluno da zona de conforto”, caracterizada pelos limites que o levam à acomodação nos estudos.


Um abraço,
Prof.Gilberto

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