quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

São Sebastião - um pouco de história no passeio

O município de São Sebastião é um dos mais extensos do litoral e possui mais de trinta praias, uma mais bonita que a outra. De Boiçucanga partimos para conhecer a Praia da Baleia, a Barra do Sahy, e aproveitamos para conhecer São Sebastião também. Em setembro de 2009, atendendo a pedidos da aniversariante daquele mês, passamos alguns dia no Sahy. Só não retornamos em 2010 porque fomos contemplados para uma estadia na Afpesp de Ubatuba (http://aulasprofgilberto.blogspot.com/2011/01/os-dias-tem-sido-chuvosos-nesse-inicio.html).

Pois é, São Sebastião faz parte da História da Colonização de nosso país. O casario do lugar está preservado e o mesmo se percebe em relação às igrejas e outras edificações. Há um museu que expõe diversos aspectos do passado sebastianense (pesca, administração, miniaturas náuticas, educação...).

Antes de os portugueses iniciarem o processo de ocupação do lugar, havia dois povos indígenas rivais na região, os tupinambá e os tupininquim. Boiçucanga era um marco divisor entre os dois povos.


Riquezas vegetais e animais foram exploradas, engenhos para a produção de açúcar foram instalados na localidade ao tempo das capitanias. Todos sabem que essa atividade tem a ver com o papel ao qual se destinava a colônia no contexto mercantilista português...
A pesca e pequenas plantações garantiam a subsistência de colonos. Essa parte do litoral era muito visada por piratas franceses e ingleses.











Os canhões que estão expostos na faixa litorânea são memória de épocas em que as ameaças vinham do mar.
Bem mais tarde, durante o século XIX, São Sebastião exerceu importância devido ao seu porto que recebia toneladas de sacas de café para a exportação.

Um abraço,

Prof.Gilberto

Páginas