Elaborei um texto-roteiro (que apresentarei em outra postagem) para que os alunos estudassem e discutissem. Num primeiro momento fizemos estudo e discussões com os vários grupos de alunos das diferentes turmas juntos numa única sala (as outras equipes de professores fizeram os seus trabalhos simultaneamente). O pessoal pôde se conhecer e alguns apresentaram dúvidas e dificuldades sobre o que apresentariam, então fizemos algumas sugestões que pareciam mais ou menos óbvias... Mais uma vez eles surpreenderam apresentando temáticas e trabalhos que chamavam mais o seu interesse...
Abaixo, então, o texto de apresentação e sensibilização dos grupos:
Prezados alunos,
Segue um texto que deve servir para o roteiro de reflexões sobre o tema que vamos tratar na mostra cultural-2007. O nosso tema é “Não à intolerância! Sim à diversidade!”.
Há uma preocupação em lidarmos com essa temática. Primeiro porque ela nos reporta aos Temas Transversais que são propostos ao Ensino Básico no país. A diversidade está presente em nossa cultura, temos obrigação legal de respeitar as mais diferentes matrizes (indígena, européia, africana...) que a constituem. Para respeitar temos de conhecê-las. Em segundo lugar porque a reflexão sobre essa temática é humanística. Se entendermos que a humanidade deve buscar a paz e a harmonia entre as mais diferentes nações, saberemos que a intolerância é o principal obstáculo para que isso se concretize. A intolerância sempre ocorre quando alguém (ou algum grupo ou povo) considera que a sua identidade é superior à outra (s). É daí que decorrem os conflitos bélicos, a escravidão, a barbárie, o assassinato...
Infelizmente o tipo mais comum de intolerância tem sido a religiosa. No mundo inteiro, e em tempos diversos, verificamos históricos de intolerâncias. Isso acontece também em nosso país. Nossa atual Constituição nos garante diversos direitos e a obrigação em relação às diversidades. Infelizmente cotidianamente isso tem sido desrespeitado. Mulheres, negros, índios, idosos e crianças têm sido alvo de intolerâncias.
É sobre isso que queremos refletir!
Apresentamos o significado da palavra, dois casos exemplares de desrespeito à diversidade e os recortes da Lei máxima de nosso país.
Propomos:
* O estudo do texto roteiro;
* Que o grupo estabeleça relações com outros casos de intolerância;
* Que o grupo faça pesquisas sobre filmes e músicas que tratem da temática;
* Que, por ocasião da Mostra, o grupo elabore, apresente e explique um painel de fotos, imagens e textos diversos sobre a temática;
* Que, em caso de exemplificações com músicas estrangeiras, o grupo apresente a tradução. O grupo pode proporcionar a audição das músicas durante a mostra;
* Que o grupo elabore apresentações em PowerPoint ou MovieMaker sobre a temática;
* Que o grupo pense e prepare alguma mensagem relativa às questões propostas. Podendo, inclusive, apresentar dramatização simples sobre a temática.
Professores responsáveis: Gilberto, Nanci, Glória, Solange, Edna, Simone e Rosa. Procurem-nos para maiores detalhes e esclarecimentos de dúvidas.
Bom trabalho a todos!
Um abraço,