sexta-feira, 22 de abril de 2011

A Sala São Paulo - Ária de "A Flauta Mágica"

A Sala São Paulo é a sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo - OSESP. O prédio da Estação Júlio Prestes foi construído pela empresa da Estrada de Ferro Sorocabana e está relacionado à época em que a oligarquia cafeeira do estado exercia forte influência na política nacional. Júlio Prestes foi presidente do estado de São Paulo e havia sido indicado como candidato oficial para a sucessão de Washington Luís... Mas isso é outra história.

O Governo do Estado adquiriu a Sorocabana ainda no começo do século passado... Essa região central enfrentou e ainda enfrenta problemas em relação à degradação de toda ordem. Já faz um tempo que o Governo Paulista investe na revitalização da região, que conta com outros núcleos culturais.
O prédio foi restaurado e a Sala teve inauguração em 1999. Trata-se de um patrimônio histórico de nossa arquitetura. Se você chega com antecedência ao espetáculo, poderá observar o deslocamento do teto para baixo através de um mecanismo preciso e silencioso. O teto fica posicionado mais acima para que todos contemplem os detalhes arquitetônicos... E desce pouco antes do início do Programa para melhorar a acústica ambiente. Vale à pena conferir.

Estou deixando colado aqui (vídeo de guarulhoslifetv) uma ária de A Flauta Mágica, de W. A. Mozart, que teve apresentação na Sala São Paulo.
É sobre a Flauta Mágica que pretendo escrever nos próximos dias.


Um abraço,
Prof.Gilberto


Páginas