domingo, 24 de abril de 2011

A Flauta Mágica - Primeira Parte

O libreto é de Emanuel Johann Schikaneder. É ele quem propõe a Mozart elaborar as composições musicais. Mozart morreu cerca de um mês depois da estreia... Schikaneder fez o papel de Papagueno nas primeiras apresentações.
É claro... Há uma abertura maravilhosa no filme de Ingmar Bergman (quando publicamos esta postagem gostaríamos que considerassem aqui apenas a sinfonia; o vídeo foi bloqueado). Segue um link para audição:




No início temos uma fuga desesperada numa floresta. O príncipe Tamino está fugindo de uma serpente que parece encantada... Completamente exausto, acaba desmaiando. Três damas surgem e matam a serpente. Elas prestam serviço à Rainha da Noite (ou Rainha da Estrela Flamejante), ficam encantadas com a beleza do príncipe e logo comunicam à Rainha o que aconteceu na floresta.


Tamino recupera-se de seu “apagão” e percebe que o perigo que enfrentava está eliminado. Perto dele está um tipo excêntrico, trata-se de Papagueno, que vive de capturar pássaros da floresta. Papagueno é bem simples, ingênuo e sentimental, veste-se de modo a tentar camuflar-se e lograr sucesso em seu ofício. Ao primeiro contato, Papagueno percebe que o príncipe está embaraçado, então aproveita para ser reconhecido como aquele que acabou com a serpente. Porém, logo as três damas ressurgem e desmentem Papagueno. Como castigo, colocam um cadeado em sua boca, para que não minta mais.


As damas conversam com Tamino e revelam a ele os planos da Rainha da Noite: Elas apresentam um retrato de Pamina, a filha da Rainha da Noite, que teria sido sequestrada por Sarastro, que vive em um palácio. Ele é o pai da jovem e as três damas tentam convencer o príncipe de que ela corre o risco de perder a vida. Logo que vê o retrato, Tamino apaixona-se por Pamina. Está mesmo decidido a enfrentar todo e qualquer perigo por aquele amor.


As damas libertam Papagueno, mas este deverá ser o fiel escudeiro de Tamino em sua jornada em rumo à libertação da princesa. O príncipe recebe uma flauta mágica, que deverá entoar sempre que estiver em perigo. Já Papagueno recebe um instrumento mais singelo, também com propriedades mágicas: um pequeno carrilhão (sininhos). Os dois contarão ainda com três jovenzinhos (“anjinhos”?) que aparecerão durante a jornada para aconselhá-los nos momentos de maior indecisão.

Continua em http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2011/04/flauta-magica-segunda-parte.html
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas