quarta-feira, 20 de abril de 2011

Posse da Diretoria Eleita - Grêmio Estudantil da EMEF Teodomiro

Finalmente ocorreu a posse da Diretoria eleita do Grêmio Estudantil da EMEF Teodomiro. Isso foi no dia 18 de abril, segunda-feira, às 14:00. Infelizmente não tenho imagens para colar aqui. Se conseguir alguma (sei que foram feitas) postarei em outra ocasião.
Acho que foi um evento muito importante porque ele representou o reconhecimento da Grêmio pela Escola. Os alunos do período participaram do ato e testemunharam os discursos proferidos pelo diretor Eduardo, pela coordenadora Kelly e pela presidente dos gremistas, a aluna Luana Layla.


No início percebemos certa ansiedade por parte da estudantada. Houve uma demora natural na acomodação de todos. Mas considero satisfatório o “saldo final”. Uma das estudantes da escola, Talita Rodrigues Silva, foi a MC e anunciou a execução do Hino Nacional, os vários discursos e os nomes dos membros da Diretoria eleita, que foram diplomados e assinaram a Ata na presença da comunidade escolar.
Posso dizer que o diretor manifestou satisfação pelo evento e sobre a importância dos últimos acontecimentos caracterizados pelo protagonismo estudantil. A coordenadora Kelly, de sua parte, complementou falando sobre o significado do evento. Já a aluna Luana apresentou o compromisso de toda a diretoria eleita em representar dignamente os alunos da escola, parabenizou a todos os que apoiaram sua chapa e os concorrentes; por fim destacou que a Diretoria eleita precisa do apoio de todos: alunos, equipe gestora, professores, demais funcionários e pais.


É bom que se destaque que o Grêmio é uma novidade em nossa escola, então ansiedades e erros não devem ser descartados. Desde setembro do ano passado a Comissão pró-grêmio vinha discutindo e planejando a instituição do Grêmio. Plenárias diversas foram realizadas... Aos poucos os envolvidos perceberam que montar o Grêmio Estudantil requer muito mais do que vontade... Só no início deste ano foi possível formar a Comissão Eleitoral e um Edital foi discutido e reescrito... Houve a Campanha e, em seguida as eleições. Quem participou de modo mais próximo das discussões, sabe que a campanha foi assumida de forma apaixonada pelas chapas e os oponentes trocaram acusações em diversos momentos. Não foi fácil selar entendimentos. Após a apuração, a chapa eleita tinha (de acordo com o Edital) dez dias úteis para tomar posse. A posse ocorreu no nono dia útil. Estava prevista para o dia treze, mas dúvidas diversas por parte da Coordenação apareceram, até que chegou-se ao consenso sobre o dia 18 e o programa tal como ocorreu.


A Diretoria eleita é composta por estudantes do Ensino Fundamental II, e de todos os segmentos. Eles foram convidados para uma homenagem e conversa com o diretor, que reiterou seu apoio, desejou boa sorte e alertou sobre o compromisso que todos acabavam de assumir.
O trabalho ocorre há um bom tempo... Não terminou... Não tem fim. O estatuto apresentado e referendado ao tempo das plenárias do fim do ano passado deverá ser estudado com cuidado. O texto é claro: o Grêmio não é da Diretoria eleita, mas de todos os alunos da escola; cada integrante do Grêmio deve se comprometer com as atividades de promoção da cidadania de todos os alunos, e com uma prática de atitudes voltadas para a cultura da paz em nosso meio.



Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas