sexta-feira, 15 de abril de 2011

Considerações sobre "Esta terra tinha dono", de Benedito Prezia e Eduardo Hoornaert.

Outro material que pode fornecer vários subsídios sobre o “modo de ser” dos indígenas é o clássico Esta terra tinha dono, de Benedito Prezia e Eduardo Hoornaert.
Uma parte muito interessante é a que trata dos “Ritos para se tornar adulto”. O texto mostra que entre os povos indígenas é muito comum a pessoa iniciar bem cedo a vida em comunidade. Com 13 ou 14 anos as índias já se tornam mães. Os meninos de 15 ou 16 anos já formam sua família. Mas isso não acontece de forma apartada em relação ao grupo. Há diversas preparações que fazem parte de rituais de passagem.
Os Apinajé são uma nação que vive no estado do Tocantins (quando li Esta terra tinha dono o texto fazia referência ao norte do estado de Goiás). Eles pertencem ao tronco Macro-Jê. Entre eles, a passagem do menino à vida adulta ocorre por volta dos 15 anos. O ritual tem dois momentos.
O primeiro tem início com uma festa. Os meninos recebem o nome de pembkaag, que significa “semelhantes a guerreiros”. Continuam a viver com os pais, “mas ficam num acampamento à parte, tomam banho em outro local, reúnem-se em um lugar separado no pátio quando chegam para as danças, e passam por um caminho diferente quando vão buscar comida na casa dos pais”.
Diariamente os rapazes recebem aconselhamentos de duas pessoas experientes da comunidade. Por essas ocasiões eles têm as orelhas e os lábios furados. Mais tarde ocorre uma nova festa, quando são acolhidos por todos como guerreiros (pemb).
A nova fase dos rituais de passagem é mais difícil para os moços. Eles devem permanecer trancados e nunca podem ser vistos. Quando saem para a aldeia sempre têm a companhia dos “padrinhos”, que dão conselhos e ensinamentos sobre a vida da sociedade, as tradições do grupo, caçadas, festas e sobre o cotidiano da vida conjugal.
Só depois dessa fase é que passam a ser considerados adultos e tratados como tais. Podem casar e assumir família. Então outra grande festa acontece.
Para amanhã pretendo deixar registros sobre outros trechos dos cotidianos de comunidades indígenas estudados no mesmo material.


Continua em https://aulasprofgilberto.blogspot.com/2011/04/outras-consideracoes-sobre-esta-terra.html
Leia: Esta terra tinha dono. Editora FTD.



Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas