quarta-feira, 27 de abril de 2011

A Flauta Mágica - Quarta Parte

Talvez seja interessante você acessar http://aulasprofgilberto.blogspot.com/2011/04/flauta-magica-terceira-parte.html antes de ler esta postagem.

Tamino passou pela prova do silêncio. Está apto a encarar as difíceis provas seguintes. Pamina é trazida para que possa despedir-se dele. Já Papagueno é informado de que não tem condições de prosseguir como iniciado... Quer dizer, como já era de se esperar o rapaz não foi “aprovado”, mas ele não dá sinais de que está arrependido. Um sacerdote pergunta-lhe se falta algo para ele. Papagueno diz que sente falta de uma “pombinha”. Trazem a anciã e Papagueno tem de responder se a aceita como companheira, em caso de negativa, o passarinheiro terá de permanecer preso. Papagueno, com seus modos engraçados, admite que aceita a anciã. Imediatamente ela se transforma numa bela rapariga. É claro que o moço fica encantado, mas ainda não poderá permanecer com ela... Terá de mostrar-se merecedor da “pombinha”.

Pamina está muito frustrada, sua mente permanece confusa... Ela não entende o que está acontecendo em sua vida e não sabe por que não pode ficar próxima de seu amado... Não entende porque ele não se comunicou com ela anteriormente... Tantas dúvidas levam-na a uma angústia profunda... De posse do punhal dado pela mãe, Pamina pretende suicidar-se. Porém os três jovenzinhos (anjinhos?) a dissuadem de tal atitude.
Tamino terá de passar pelas provas do fogo e da água. A atmosfera é de tensão... Percebe-se mesmo certa vacilação do príncipe. Mas chega Pamina com semblante iluminado... Ela pede que ele prossiga e toque a flauta mágica para enfrentar os perigos, ela se mostra disposta a acompanhá-lo.

Papagueno também tentou o suicídio... E tudo porque ainda não pôde permanecer com sua Papaguena. Mais uma vez, são os três jovenzinhos (anjinhos?) que intervêm. Eles sugerem que Papagueno toque o seu carrilhão mágico. Ele faz isso e logo em seguida surge a bela Papaguena... Juntos cantam, comprometem-se um ao outro, desejando vários pequenos Papaguenos...
Na postagem original havíamos deixado um belo trecho de filme de Ingmar Bergman. Foi bloqueado e por isso sugerimos link que dá acesso a toda ópera.


Monostatos chega à Rainha da Noite e trama com ela vingança contra Sarastro... A Rainha promete-lhe a mão da filha. Então organizam uma “tropa das trevas” para invadir o Templo do Sol. Mas a terra treme, um terremoto faz com que um abismo se abra aos pés dos malvados, que são por ele tragados.

No final temos o triunfo do Bem... Tamino passa pelas provas... Sarastro com os demais sacerdotes celebram a união dos dois jovens.
Prof.Gilberto

Páginas