domingo, 6 de novembro de 2011

Filme: Sócrates - o Veredicto

Talvez seja interessante acessar http://aulasprofgilberto.blogspot.com/2011/11/filme-socrates-julgamento.html antes de ler esta postagem:


Meleto diz aos cidadãos que Sócrates é um descrente que diz que o “Sol é uma pedra, enquanto que a Lua é igual à Terra”... Sócrates diz que o rapaz o está confundindo com Anaxágoras... Isso a parte, o filósofo mostra que seria impossível não crer nos deuses, dado que é impossível não crer em suas manifestações... Crer nos atos dos Deuses é, implicitamente, crer neles. A acusação de Meleto tinha como base a calúnia e os que assistiam aos debates notavam que Sócrates o colocava em contradições... Mesmo embaraçando o acusador, Sócrates sabia que corria o risco da pena capital... Mas mostrava-se corajoso perante essa possibilidade e discursa sobre a morte, dizendo que talvez ela seja o maior dos bens... A sabedoria é reconhecer a nossa ignorância sobre ela. O filósofo mostra que até o fim de sua vida não abandonará sua missão de raciocinar, embora isso às vezes possa trazer conflitos aos concidadãos, não abandonará sua missão divina... Sócrates não busca a piedade do tribunal, mostra que se os jurados se deixarem convencer pelos acusadores poderá ser levado à morte. Nada tem para convencê-los do contrário, apenas que isso poderá significar que a Verdade não mais se manifestaria entre os atenienses. Contudo, ele insistia em respeitar a decisão do tribunal, esperando sinceramente que ela fosse o melhor para todos e expressasse o Bem comum.
Na sequência ocorreu a votação, Sócrates observava os homens comuns dirigirem-se às duas urnas onde depositavam votos... É possível que eles tenham entendido bem pouco do que falara... Entre os discípulos poucos acreditavam seriamente que condenariam o seu mestre, embora soubessem que muitos ali fossem inimigos declarados de Sócrates. É Críton quem lembra que o mestre poderia pedir a comutação da pena em caso de acusação... Sócrates foi declarado culpado pela maioria dos votantes. Pedem que ele manifeste o que propõe para aliviar a pena... Sócrates manifesta surpresa ter sido condenado por pequena margem de votos e que, embora Meleto peça a pena de morte, considera que (para serem justos) os jurados não deveriam puni-lo, mas sim receber uma recompensa... Aqueles que fazem o Bem devem ir ao Pritaneu e é para lá que Sócrates deveria ser enviado, alojado e alimentado. Mas é claro que essas palavras são entendidas como provocações de quem menospreza o tribunal... Sócrates mostra que indenizações ou exílio nada significam para a sua condição de pobre e envelhecido... Se os próprios concidadãos não o suportam, o que esperar dos estrangeiros? A proposta de Sócrates foi submetida a votação e, obviamente, rejeitada. Então, dentro de 24 horas o filósofo deveria ser executado. Esse tempo seria majorado devido ao período de “purificação”, uma época de festividades em homenagem à vitória de Teseu sobre o Minotauro. Nessas ocasiões aguardava-se o retorno de uma embarcação vinda de Delos... Então, até que o ritual não se concretizasse, a execução de Sócrates seria suspensa.
Indicação (14 anos)
Continua em https://aulasprofgilberto.blogspot.com/2011/11/filme-socrates-epilogo.html

Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas