quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Filme: Sócrates - depoimento do professor Roberto Bolzani Filho

Talvez seja interessante acessar as postagens sobre o filme Sócrates  (retomar https://aulasprofgilberto.blogspot.com/2011/10/filme-socrates.html)   antes de ler esta postagem:

O DVD Sócrates, de Roberto Rossellini, em sua edição brasileira apresenta um depoimento do professor Roberto Bolzani (USP). As palavras do especialista contribuem substancialmente para a compreensão do filme e sua contextualização, além de explicar a filosofia de Sócrates (que é o que mais interessa).  Segue uma breve síntese:
Os Diálogos de Platão são utilizados no roteiro do filme. Rossellini escolheu a figura de Sócrates marcante nos diálogos, sobretudo em Defesa de Sócrates (que é uma prosa corrida e apresenta “fielmente” a defesa proferida pelo próprio filósofo em 399 a.C) em relação às acusações interpostas por Meleto e Ânito: corrupção da juventude ateniense; negação dos deuses da cidade; introdução de novos deuses. Há também referências aos Diálogos Socráticos mais curtos. Esses são menos antigos que Apologia de Sócrates: Críton, que se desenvolve na prisão; Diálogos Aporéticos, nos quais o filósofo deixa dúvidas insolúveis; Fédon, um diálogo de maturidade, em que temos as afirmações referentes à sobrevivência da alma... Bolzani mostra que se trata de “tese platônica”, e não socrática.
Há os diálogos com os sofistas. Bolzani explica a rivalidade desses com Sócrates... Enquanto o filósofo é o “herói” que contrapõe a investigação da Verdade ao uso da retórica, os sofistas são difusores de um “falso saber”... São professores de retórica e sobrevivem do pagamento que recebem pelas aulas... Eles gozam de reputação, pois na Democracia ateniense, como não podia deixar de ser, o uso da palavra é livre aos cidadãos e a boa retórica podia levar o cidadão a bons postos...
Com Sócrates temos a “busca de um conceito universal”... O diálogo com Hípias sobre o Belo é exemplar... Sócrates pretende um “conceito moral”, enquanto o seu interlocutor se limita a “definir” Belo citando algo que “contenha beleza”... Sócrates pretende conhecer “o que torna as coisas belas”.
O professor explica, ainda, a crítica socrática que aparece no filme em relação à valorização das argumentações escritas em detrimento dos discursos orais... Platão se refere a isso no Diálogo Fedro... Em síntese, os discursos proferidos são mais eficazes no ensino filosófico, já que a oralidade permite a correção e a reformulação... Por sua vez o texto escrito é fixo, acabado... Até que ponto é possível dialogar com o autor a partir de seu texto impresso?
Por fim, outras considerações: A “Virtude Moral” é um conhecimento... Saber o que é Virtude permite o “Agir Virtude”; Há a crítica à Democracia ateniense, já que o modelo permite concluir que “todos sabem governar” (por sorteio todos podem chegar aos altos postos). Assim, do mesmo modo que pretendemos que um piloto de navio conduza a embarcação que nos leva, ou que um carpinteiro faça as cadeiras e mesas que usamos, também o governo da cidade deveria ser entregue apenas aos devidamente capazes (os filósofos); Sócrates procurou em Atenas os sábios (políticos, poetas e artesãos) e, a partir dos diálogos que manteve, notou que eles imaginavam possuir um saber que não detinham (presunção de saber)... O Oráculo de Apolo (Delfos) então estava correto: Sócrates é o mais sábio entre os homens... Isso porque dentre todos era o único a admitir a própria ignorância. O seu modo de ser e pensar provocou inimizades nos círculos mais importantes da cidade; Sócrates apenas “trazia à luz” (referência à maiêutica, trabalho de parteira exercido pela mãe do filósofo) a Verdade que seus interlocutores possuíam em sua alma; O filme de Rossellini foi rodado na Itália de 1970, num momento em que se debatia o papel dos intelectuais na sociedade... O filme é exemplar nesse sentido, pois assistimos Sócrates se posicionando contra os poderes estabelecidos na cidade... Refletimos sobre suas convicções e as exigências do poder público em relação a ele...
Indicação (14 anos)

Um abraço,
Prof.Gilberto

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