sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Filme: Sócrates - epílogo

Talvez seja interessante acessar http://aulasprofgilberto.blogspot.com/2011/11/filme-socrates-o-veredicto.html antes de ler esta postagem:


Sócrates profere umas últimas palavras à assembleia... Ele saía condenado à morte e os demais saíam condenados pela Verdade, teriam a vida marcada pela injustiça que cometeram... Ele partiria para a morte, enquanto sua assistência para o cotidiano dos viventes... Qual o melhor destino? Ninguém ali poderia saber... O filósofo manifesta que por nenhum momento sentira pressões internas que exigissem mudar sua conduta... Via em toda aquela situação os desejos divinos. Manifesta, ainda, não temer a morte... Solicita apenas que quando seus filhos tornarem-se homens, acaso prefiram o dinheiro e honrarias à Virtude, sejam repreendidos pelos concidadãos.
Sócrates foi aprisionado para aguardar a execução. De sua parte os discípulos lamentavam e comentavam sobre o atraso (em mais de um mês) da embarcação divina... Seria isso intervenção dos deuses? Críton se mostra decidido a conspirar, corromper carcereiros e contratar guias para salvar a vida do mestre... Alguns acreditam mesmo que a fuga de Sócrates seria apreciada pela opinião pública.
Críton vai à prisão mais cedo do que habitualmente para estar a sós com o mestre. Ele fica admirado com o sono tranquilo do amigo prisioneiro... Depois de despertado, Sócrates é informado que a “embarcação sagrada” está prestes a ancorar em Atenas, mas ele fala sobre um sonho que lhe revelara que ainda teria dois dias entre os vivos. Críton apresenta ao mestre a ideia da fuga para a Tessália, onde há amigos que o aguardam... O problema para a execução de seus planos é a resistência do prisioneiro. Sócrates considera que também lá seria condenado à morte, além do mais a sua fuga seria uma “injustiça para com a cidade e suas decisões”. Em Tebas ou Megara, Sócrates seria sempre mal visto e como uma constante ameaça. Em seu juízo, a decisão do tribunal pode ter sido a melhor, dado que acreditava ter cumprido sua missão e já não lhe restava tanto tempo para viver... Esforçar-se em permanecer vivo seria algo ridículo e mesquinho. Sócrates morria não por culpa das leis, mas por culpa da injustiça praticada pelos homens.
Críton percebe-se convencido pelos argumentos do mestre e não mais insiste com a conversa de fuga... Na sequência temos uma grande afluência ao cárcere. A família de Sócrates e seus discípulos aparecem para umas últimas palavras e despedidas. Sócrates fora comunicado pelo tribunal que se preparasse para morrer, pois a hora se aproximava... Xântipe manifesta seu desespero aos pés do marido, que a tranquiliza... Os discípulos se encantam pelo fato de Sócrates demonstrar-se calmo... Têm tempo ainda para um a breve conversa sobre a morte, sobre a possibilidade de a alma também perder a vida... É a alma que dá vida ao corpo, ela é sempre portadora de vida... Há o contrário (que é a morte), porém a alma (sendo a fonte da vida) não pode receber a morte... Sendo a alma imortal, é necessário cuidar dela enquanto se vive... Se a morte fosse o fim de tudo seria algo bom para os maus, já que a “ruindade sumiria com eles mesmos”...
Do lado de fora da gruta (o cárcere era no interior de uma caverna) Xântipe consola os filhos dizendo-lhes coisas boas sobre o pai e de seu exemplo de coragem, serenidade na busca da Verdade e do bem comum... Xântipe diz aos meninos que Sócrates é um herói.
Depois de lavar-se, Sócrates pede que chamem a mulher e os filhos e recomenda aos discípulos que sejam um bom exemplo após a sua partida... O carrasco orienta que Sócrates ingira o veneno e que caminhe até sentir as pernas pesadas, então deveria deitar-se e esperar a cicuta agir. O mestre bebe desejando que os deuses o guiem na “viagem”...
Indicação (14 anos)
Continua em https://aulasprofgilberto.blogspot.com/2011/11/filme-socrates-arete.html
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas