sábado, 29 de outubro de 2011

Filme: Sócrates - Polêmicas com Sofistas

Talvez seja interessante acessar http://aulasprofgilberto.blogspot.com/2011/10/filme-socrates-politica.html antes de ler esta postagem:


Trasíbulo foi quem liderou os atenienses no combate aos tiranos e seus aliados de Esparta... Crítias foi morto na ação dos insurrectos na batalha do Pireu... Os discípulos de Sócrates viram nesses acontecimentos um alívio para o mestre, que vinha sofrendo perseguições políticas por desobedecer às ordens de Crítias... Sócrates seria condenado à morte pelo tirano... Porém, com o restabelecimento da Democracia, veio a anistia política... O Pritaneu voltaria a reunir os prítanes eleitos pelos diferentes demos. Na prática significava que eles governavam a cidade com os magistrados arcontes.
A cada dia o chefe do Estado (Epístato) era escolhido entre os prítanes, e isso ocorria por sorteio. Qualquer um poderia chegar ao poder supremo (apenas por um dia), guardando os segredos do Estado e as chaves do templo onde se guardava o tesouro público. Os atenienses acreditavam que os deuses definiam os resultados dos sorteios... Sem dúvida, algo complexo... De volta às ruas, Sócrates volta a sofrer provocações sobre sua existência marcada por polêmicas em relação às crenças das “pessoas comuns”. Há um episódio em que um ator narra em público um diálogo de Aristófanes em que o filósofo aparece como um caloteiro e usa de suas argumentações e questionamentos para se livrar das cobranças... Seus discípulos querem impedir a narração, porém o mestre não se importa e até se diverte... Novamente provocado, diz que “aquele Sócrates da narrativa” não existe e que apenas ouve a voz da razão, diferentemente dos demais cidadãos que creem em “presságios”... Os sofistas também pressionam o filósofo e, além de criticá-lo por nada cobrar dos discípulos, de forma a atrair um maior número de seguidores, retomam as críticas em relação a Crítias e seu vínculo passado... O tirano teria aprendido com Sócrates que “os deuses são invenções dos homens”... Mostram que Platão, seu discípulo, estivera a proclamar que o ideal para a cidade seria atribuir o seu governo a filósofos. O mestre afirma que Platão tem razão e pergunta aos sofistas (e entre eles está Meleto) se escolheriam um barqueiro, sapateiro ou médico por sorteio... Sócrates é alertado sobre o desprezo às tradições da pátria...
Ele e suas ideias representavam um risco...
Indicação (14 anos)
Continua em https://aulasprofgilberto.blogspot.com/2011/10/filme-socrates-sacrificios-aos-deuses.html

Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas