sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Filme: Sócrates - Política

Talvez seja interessante acessar http://aulasprofgilberto.blogspot.com/2011/10/filme-socrates-consideracoes.html antes de ler esta postagem:


Pois é... Diziam que o tirano Crítias, e Alcibíades antes dele, ex-discípulos de Sócrates, cometiam injustiças aos atenienses... Muitos eram levados à tortura e à morte. Claro que isso era motivo de críticas ao filósofo.
Sócrates insistia com os discípulos que aqueles tiranos haviam se afastado dos deuses... A Política não deveria consistir em dominar, mas em propagar a Justiça. A maior felicidade seria “ser justo”... A ignorância acerca do Bem leva certos políticos a cometerem injustiças. É isso que os faz permanecer em estado de ânsia constante...
Mas a injustiça, exercida normalmente com o recurso da força que de fato possuem, revela sua fraqueza (o medo que têm de estarem cercados de inimigos). Haverá proveito em exercer poder dessa maneira? Quando tiverem perdido o poder só haverá a lembrança dos crimes que cometeram... E mesmo que tenham assim se enriquecido... Deverão sofrer por desconhecerem o Bem... Essa é uma das loucuras com as quais os políticos corruptos (por exemplo) devem conviver... O que deve contar para o administrador da pólis é servir de exemplo a todos os seus concidadãos... Só o homem de virtude tem condições de assim proceder... Aqueles até darão a vida para defender-lhe. Enfim, Sócrates alerta aos seus discípulos que a Virtude é o conhecimento (e a prática) do Bem.
O filósofo é intimado a comparecer ante o próprio Crítias... Fica sabendo que está proibido de se dirigir aos jovens. Sócrates argumenta que não deseja nenhum poder, que os leva a refletir e a buscar a Verdade e a Justiça... Procura mostrar que o seu cotidiano é o de vivenciar diálogos e “extrair” a Verdade que já está no íntimo daqueles com quem conversa... É algo como o ofício de parteira, exercido por sua mãe... Ele pergunta “até que idade os homens são jovens?” e lhe respondem que até os trinta anos... O velho Sócrates indaga, então, se não poderá conversar com algum comerciante jovem acaso queira (por exemplo) comprar azeitonas... É claro que veem nisso mais uma de suas ironias. Colocam Sócrates e outros cidadãos atenienses intimados numa delicada situação, já que deveriam comprovar fidelidade à pátria e lealdade ao povo ateniense com atitudes. Um certo Cleon de Salamina estava sendo procurado porque fora condenado à morte, então sua tarefa seria capturar o homem... Vemos que o grupo sai determinado a cumprir a tarefa, mas Sócrates recusa-se a fazê-lo.
Continua em https://aulasprofgilberto.blogspot.com/2011/10/filme-socrates-polemicas-com-sofistas.html
Indicação (14 anos)

Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas