sábado, 29 de outubro de 2011

Filme: Sócrates - Sacrifícios aos deuses; Beleza; Piedade

Talvez seja interessante acessar http://aulasprofgilberto.blogspot.com/2011/10/filme-socrates-polemicas-com-sofistas.html antes de ler esta postagem:


Vemos Sócrates e os discípulos passarem por um ritual de sacrifício ao deus Asclépio, um galo era a oferenda... A referida cena é que aparece em http://aulasprofgilberto.blogspot.com/2011/10/filme-socrates.html. Era certo Teodoro quem solicitava a celebração pedindo a cura do filho que beirava à morte. Sócrates diz aos discípulos que a oferenda parece algo muito insignificante ante a grandeza dos deuses e suas benesses... Será que os deuses precisam dessas oferendas? O homem pede muita coisa e a satisfação dos próprios desejos... “Com um galo esperam até ser poupados da morte.” Críton, um de seus fiéis discípulos, diz entender o apuro pelo qual os seres humanos passam quando a questão central é a morte... Mas o filósofo diz que a morte pode ser suave se for “próxima da Verdade”.
Os cidadãos tomaram conhecimento das acusações contra Sócrates feitas por Meleto. A caminho da porta do Arconte para saber sobre as acusações que sofre, Sócrates encontra Hípias (que segue a um Ginásio onde proferirá um “belo” discurso). Este o convida para que possa ouvir sua bela retórica... Sócrates lamenta não poder participar, mas permite-se algum tempo para discutir com o outro o conceito de Beleza. Sócrates deixa Hípias tão confuso com suas indagações que o encontro termina sem este explicar ao filósofo o que entende por BelezaCom um outro, Sócrates conversa sobre a Piedade. Este abrira um processo contra o próprio pai... A discussão com o filósofo girou em torno do que é (ou não) agrado dos deuses... Então, o que agrada aos deuses seria piedoso... Mas o interlocutor mesmo revela que uma mesma decisão que tomamos pode agradar determinado deus e desagradar outro (já que eles próprios envolvem-se em conflitos), dessa forma não conseguiu chegar a uma conclusão e retirou-se embaraçado.
Sócrates é aconselhado a arranjar um orador/advogado que possa defendê-lo no tribunal. Lísias é chamado. O orador mostra como fará a defesa do filósofo que, em síntese, concentra-se em legitimar os rituais atenienses e garantir que o acusado é um inofensivo, possui um passado patriótico, e já é velho demais. Sócrates não concorda com a proposta. Para Sócrates, não é possível permitir o ataque aos acusadores com mentiras (apenas) para garantir a continuidade de sua vida ameaçada . A vida só merece ser conservada se estiver balizada na Verdade. A procura da Verdade é que faz a vida de um homem ser alegre. Lísias diz que Sócrates está louco por dispensá-lo da defesa, já que os atenienses são sensíveis à “bela oratória”. Mas Sócrates está irredutível, ele mesmo fará a própria defesa.
Indicação (14 anos)
Continua em https://aulasprofgilberto.blogspot.com/2011/11/filme-socrates-julgamento.html

Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas