quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Filme: Quase Deuses - Terceira Parte

Talvez seja interessante você acessar http://aulasprofgilberto.blogspot.com/2011/08/filme-quase-deuses-segunda-parte.html antes de ler esta postagem.
Indicação (12 anos)

Em casa Vivien enfrenta o descontentamento da esposa. O casal agora tem duas meninas, mas Clara está insatisfeita com a nova casa, quer voltar para Nashville... Ela começa a desconfiar que o doutor não tem boas intenções com Vivien, já que o salário é baixo... E até de garçom ele já trabalhara atendendo às solicitações do chefe... O marido tem opinião contrária, acha que o trabalho é bom e que trata-se de uma oportunidade única...
No hospital o doutor Blalock apresenta a Vivien os quadros dos médicos que fizeram história na medicina... Vivien é barrado pelo segurança local. A única justificativa é a de que é um negro... O doutor intercede por ele. Mas Vivien teve mesmo de entrar pela ala dos empregados da faxina e manutenção (todos negros), eles estranham o fato de ele trajar um avental alvíssimo e indicam que ele deve “bater o cartão de entrada em serviço”...  Sozinho no laboratório, Vivien é tratado como um serviçal qualquer com a função de trazer cafezinhos aos doutores... Mas não se sujeita e mantém altivez.
Blalock quer logo iniciar o trabalho sugerido pela doutora Taussig...Então  Vivien conhece a ala que é dirigida por ela... Taussig passa algumas informações relevantes sobre as crianças enfermas. Vivien pergunta sobre tudo o que vê e emite suas impressões... Com a chegada de Blalock, a doutora apresenta a criança dos Saxon, que é mantida em um berço com isolamento... A criança tem problema cardíaco e a mãe não consegue conter as lágrimas ao conversar com o doutor... Helen Taussig mostra os corações dos pacientes tratados por ela e que infelizmente morreram. Blalock mostra espanto ao vê-los, já que não consegue admitir que uma criança tivesse sobrevivido por algum tempo com um daqueles órgãos. A doutora diz que a comunidade médica admite que apenas Deus poderia corrigir as más formações dos corações... O problema era a estenose do lado esquerdo do arco aórtico (muito complicado de se entender, porém as explicações da doutora mostram que a situação de uma criança assim era fatal). Ela diz que a criança dos Saxon teria apenas seis meses de vida.

Blalock pede os registros da doutora e, com Vivien, passa a estudar a questão. Os dois desenvolvem raciocínios (também complicados de serem entendidos) sobre o que ocorre no coração para que uma criança sofra da síndrome do “bebê azul”... O doutor propõe induzir a síndrome em um cão para realizar as pesquisas. Os vasos sanguineos de uma criança são muito finos e aí estava uma das principais dificuldades. Além disso, não estava fácil conseguir os equipamentos e instrumentos necessários por causa da guerra... Os demais doutores estranham a proximidade de Blalock com o assistente negro... Ele explica que trata-se de um trabalhador eficiente e que já estão juntos há mais de 12 anos. Os demais não acreditam que os experimentos sobre a cirurgia coronária alcançasse sucesso.
No apartamento onde mora Vivien enfrenta dificuldades, a esposa decidiu arranjar um emprego. No laboratório os cães cobaias morriam... Tudo indicava que a empreitada seria mesmo complicada. Vivien não media esforços e criou um respirador aprovado por Blalock. Em uma das cirurgias num cão, foi surpreendido pelo jovem Dr. Longmire, que se interessou pela habilidade de Vivien e sua engenhosidade ao conhecer uma pinça especial montada pelo próprio assistente negro. O jovem doutor branco revela que gostaria de trabalhar algum dia com Vivien.
Harold visita o irmão. Vivien ficou sabendo que Harold e seu grupo conseguiram uma vitória no processo por melhores salários dos professores negros... Harold diz que Vivien precisava de um emprego com melhor remuneração... Os trabalhadores negros do hospital fazem Vivien entender que ele é apenas um “classe 3”, sendo assim, além de não ser reconhecido como técnico de laboratório, seu salário era diminuto como o dos demais negros. Uma discussão com Blalock e a situação vem à tona. O doutor argumenta não entender dos assuntos burocráticos, mas seu assistente mostra que enfrentava problemas com o aluguel... Ele retira-se do laboratório bem chateado... Nem sabe que suas intervenções em uma das cobaias deram resultado (quer dizer, conseguiu induzir a anomalia com sucesso no animal). Blalock ficou sabendo disso através do jovem Dr. Longmire.

Páginas