segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Semana Educação e Saúde na EE Adolfo Casais - 2011. Um anexo com síntese sobre a Primeira Parte de "História das Coisas"

Apresentei uma síntese antes da exibição de História das Coisas – Primeira Parte. Falei um pouco sobre Annie Leonard, sua formação e (mais especificamente) sobre as críticas que faz ao estilo de vida caracterizado pelo consumismo dos bens descartáveis.
Já havia registrado anteriormente que resolvera elaborar uma síntese para cada uma das partes do documentário... Para a primeira parte destaquei que, apesar da denominação História das Coisas, a disciplina História (isoladamente) não dá conta de discutir e esclarecer todo o conteúdo... As falas de Annie requerem daquele que a ouve um entendimento interdisciplinar. Assim, destaquei que as diversas áreas do conhecimento (Química; Biologia; Geografia; História; Política; Economia; Sociologia; Filosofia; Ecologia...) são contempladas com temáticas no decorrer de suas considerações.
Deixei claro que as situações por ela questionadas são específicas dos Estados Unidos, mas que, no mundo de Economia globalizada, elas se apresentam cotidianamente às várias sociedades ocidentais. Além disso, procurei destacar o sistema linear de produção e distribuição de bens (que é o “esquema” básico para a explicação que ela procura fazer). Destaquei, também, a advertência que ela nos deixa a respeito da “impossibilidade de gerir o sistema linear, dado que o planeta e seus recursos são finitos”.


Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas