terça-feira, 23 de agosto de 2011

Filme: Quase Deuses - Segunda Parte

Talvez seja interessante você acessar http://aulasprofgilberto.blogspot.com/2011/08/filme-quase-deuses-primeira-parte.html antes de ler esta postagem.
Indicação (12 anos)
Vivien alimentava o sonho de se tornar médico desde criança... Até guardava dinheiro para pagar os estudos. No ônibus em que conversa com a noiva, Clara, percebemos a separação dos assentos para brancos e para negros... Ela manifesta alegria ao saber que ele está trabalhando em um hospital e diz que todos saberão o quanto ele é inteligente. Os dois sabem que o novo trabalho abrirá caminho para o casamento.
Enquanto limpa o laboratório, Vivian tem acesso aos livros de medicina... O doutor Blalock nota o interesse do funcionário e procura conhecê-lo... Fica sabendo de seu interesse em se formar em Medicina no Tennessee. O doutor estranha a ambição do rapaz, que explica que a crise econômica estava complicando suas intenções. Blalock passa a fazer perguntas sobre os equipamentos existentes no laboratório e Vivien demonstra conhecimento... Diz que cortava a madeira seguindo as linhas traçadas pelo pai... O médico revela que pretendia transformar o Vanderbilt numa instituição reconhecida e que estava trabalhando com “choque traumático”... Vivien mais uma vez surpreende Blalock ao demonstrar destreza com as tesouras cirúrgicas.
Tanto surpreendeu o doutor que este o torna seu assistente, devidamente uniformizado, e com avental...

A família de Vivien tem seus dramas... Seu irmão, Harold, é professor e participa das lutas sindicais pelo reconhecimento profissional dos negros, o pai censura-o e diz que ele devia seguir o exemplo do bisavô, escravo, que colhia algodão no Mississipi... O velho não se conforma que o moço se envolve na busca de melhorias...
No laboratório Vivian segue aplicando seus conhecimentos e revelando-se mais que um simples assistente...

Há a sequência em que Vivien e Clara caminham e notam protestos em frente a agência bancária em que tem suas economias depositadas para custear a faculdade... Ele se revolta ao saber que a instituição falira e que não poderá sacar nenhum centavo... O pai de Vivien diz que devem “começar do zero”... O diálogo entre os familiares é interessante, já que o conformismo do pai é rebatido pelos protestos de Harold.

O doutor confia em Vivien, que é autorizado a anestesiar e a fazer incisões... O aprendizado é intenso e o moço absorve todo ensinamento que recebe... Há as cenas em que Blalock, utilizando um cão como cobaia, faz experimentos que rompem com os métodos tradicionais aplicados em pacientes com traumas diversos no organismo, convulsões, sem sinais vitais... Algo como uma transfusão sanguínea é experimentada e o resultado é positivo... A euforia toma conta do doutor, mas repentinamente ele se enfurece com o assistente que não fez os registros sobre a operação... Sua fúria espanta Vivien, que se retira... Logo o médico se arrepende ao notar que o moço fizera ao seu modo os registros.
Durante a segunda guerra mundial... O doutor Alfred Blalock é homenageado (em sua nova casa) devido às operações (choque traumático) realizadas no front, que salvam soldados americanos... O doutor é promovido a chefe do departamento de cirurgia na universidade Johns Hopkins, em Baltimore.
Na noite de homenagens a Blalock nenhuma referência ao trabalho de Vivien, que serve os convidados... A doutora Helen Taussig, da Clínica Infantil Harriet Lane, pesquisadora das Malformações Coronárias Congênitas, sugere que Blalock invista em experimentos para o tratamento de Tetralogia de Fallot, a síndrome do “bebê azul”, cujo índice de mortalidade era de 100%... Ninguém ousava realizar uma cirurgia em bebês com essa síndrome. Os doutores conversam sobre a situação e, sempre que chega às proximidades, Vivien dá suas opiniões sobre “levar mais sangue aos pulmões”, “concentrar as ações na artéria pulmonar”... Obviamente isso deixa os especialistas surpresos, principalmente a doutora Taussig.

Há uma terceira parte...
Continua em https://aulasprofgilberto.blogspot.com/2011/08/filme-quase-deuses-terceira-parte.html

Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas