sábado, 13 de agosto de 2011

Semana Educação e Saúde na EE Adolfo Casais - 2011

Na terça-feira, 9 de agosto, pela manhã, os alunos da EE Adolfo Casais Monteiro tiveram uma palestra sobre Hepatite. O tema foi desenvolvido com muita competência pela Agente de Saúde convidada pela escola... Os alunos colaboraram... Isso merece registro porque há certas limitações decorrentes do equipamento de som e do espaço utilizado (pátio)... Houve, sim, um episódio desagradável, porém não merecedor de registro aqui... Depois do período apresentei aos professores o plano para a apresentação do dia seguinte.
Achei bom que os moços e moças ouvissem a palestrante, e sinceramente esperei que para o dia seguinte a situação se repetisse.
Você sabe que eu já havia organizado alguns slides para levar os alunos a uma reflexão coerente sobre os temas de História das Coisas... À noite resolvi definir mais alguns slides... Ao avaliar o ambiente e o som locais, considerei pertinentes algumas sínteses que esclarecessem as palavras de Annie Leonard. Você concordará comigo ao assistir os arquivos postados anteriormente... Ela fala muito rapidamente e as animações, apesar de bem simples, seguem sem muita nitidez.
Preparei a apresentação mostrando slides sobre o trabalho do fotógrafo Chris Jordan, Running the Numbers, an American self Portrait. O primeiro escolhido foi um que apresenta um cenário como um passeio num parque em fim de semana ensolarado... Trata-se de uma releitura de um quadro... Ao aproximarmos mais da tela, vemos que o fotógrafo dispôs várias latinhas de alumínio (numa referência às 106 mil jogadas no lixo a cada 30 segundos). Mostrei aos alunos que é bem próprio dos artistas interpretarem a realidade através de sua obra... E que os momentos vividos pelas sociedades determinam mesmo as atenções dos artistas... Atualmente muitos são os que desenvolvem nas artes plásticas denúncias ao excesso de lixo produzido. Há várias produções sobre o cotidiano dos que tiram o seu sustento dos lixões nas grandes cidades. Lembro de ter assistido a um filme que merecerá (oportunamente) alguns registros aqui, Estamira.



Por sugestão do professor Marco Antônio (de Educação Física), introduzi uma citação a Lixo Extraordinário, documentário brasileiro que concorreu ao Oscar em sua categoria neste ano. O filme faz referências ao trabalho de Vik Muniz (também fica para futuras considerações).


Resolvi também fazer uma referência a Wall E, o desenho da Pixar que nos leva a um cenário dramático, um planeta em que a vida humana não é mais possível devido ao lixo acumulado... Este também merece comentários por aqui.



Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas