domingo, 17 de abril de 2011

Proposta de aulas contemplando estudos de textos contidos em "Leituras de Etnologia Brasileira" e em "Esta terra tinha dono"

As aulas propostas aqui levam em consideração os objetivos expostos em (http://aulasprofgilberto.blogspot.com/2011/04/objetivos-de-aulas-com-tematica.html).



Duas aulas: Proposta de questões que sugerem aos alunos a apresentação de sua visão de organização social e sobre os indígenas. Discussão em grupos e elaboração de sínteses de respostas e de painéis para apresentação para o grupo.
Das questões propostas: “Por que será que as pessoas vivem em sociedades?”; “Como é que sabemos o que devemos e o que podemos fazer em sociedade?”; “Os índios possuem uma organização social? O que você sabe sobre ela? (Em caso de resposta negativa, o grupo deverá justificá-la)”.


Três aulas: Estudo de textos extraídos de Júlio Cezar Melatti, Leituras de Etnologia Brasileira (http://aulasprofgilberto.blogspot.com/2011/04/consideracoes-sobre-nominadores-e.html); e de Benedito Prezia e Eduardo Hoornaert, Esta terra tinha dono (http://aulasprofgilberto.blogspot.com/2011/04/consideracoes-sobre-esta-terra-tinha.html; http://aulasprofgilberto.blogspot.com/2011/04/outras-consideracoes-sobre-esta-terra.html). Discussão do material e proposta de elaboração desenho, “tirinha” ou painel que possam ilustrar os textos estudados.



Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas