domingo, 17 de abril de 2011

Objetivos de aulas com temática indígena a partir dos textos expostos neste blog

Seguem alguns objetivos para aulas que preparei a partir das leituras expostas aqui nas últimas postagens. Utilizei-as num trabalho que elaborei durante o curso Cidadania e Cultura com o pessoal da Rede Oficial de Ensino junto à UNICAMP. Ainda hoje pretendo postar as aulas propostas.
Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2011/04/consideracoes-sobre-nominadores-e.html; http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2011/04/consideracoes-sobre-esta-terra-tinha.html e http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2011/04/outras-consideracoes-sobre-esta-terra.html antes de ler esta postagem:

Objetivos:
As atividades propostas devem ajudar a refletir sobre a realidade das sociedades indígenas do Brasil. Sistematizar os vários juízos que os alunos têm acerca dos indígenas. Desmistificar a “visão tradicional” que apresenta os índios de modo generalizado, como “coisas do passado”, extintos ou em vias de extinção. Refletir acerca da diversidade cultural na sociedade e sobre a necessidade de integração e da convivência pacífica entre diferenças. Conhecer alguns recortes de cotidianos de povos indígenas a partir da etnografia e contrapor à visão distorcida que normalmente fazem dos indígenas. Possibilitar aos alunos uma compreensão da sociedade, as origens das organizações sociais, o modo como todos os indivíduos que dela participam acabam contribuindo com a sua constituição. Refletir sobre o patrimônio legado pelas sociedades indígenas.

Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas