quarta-feira, 2 de maio de 2012

Columbo - primeira temporada completa

Há esta caixa com filmes da série Columbo. A maioria aí deve conhecer o investigador de Los Angeles... Dos inesquecíveis episódios de uma série para a televisão a partir da década de 1970. Peter Falk, que personificava o policial, faleceu o ano passado (23 de junho).
Columbo chama a nossa atenção pela simplicidade... Na cena do crime, normalmente, o tenente passa despercebido. Inicialmente é um tipo silencioso e observador... Tipo simples... Columbo é mais notado pelo seu modo desleixado de se vestir e se transportar num Peugeot (403 Cabriolet 1957) conversível sempre necessitando de uma limpeza.
Em diversas ocasiões, quando é notado, é convidado a se retirar do ambiente... Ele logo apresenta sua identificação de tenente policial.
Enquanto os demais peritos enxergam a “obviedade”, Columbo fareja minúcias que o intrigam porque podem esconder a verdade.
As ocorrências policiais têm ambientes requintados. Vítimas e criminosos são pessoas das altas esferas sociais. Columbo se mostra impressionado com as mansões luxuosas e escritórios bem equipados... No contato com essa elite, vivencia situações inéditas para ele, como o transporte num teleférico para uma casa no alto de uma montanha; num iate ou num avião particular... O detetive que alicerça tão bem a investigação que realiza demonstra pavor à velocidade e à altura...
As pessoas com as quais Columbo convive durante as investigações têm um padrão de comportamento bem típico daqueles tempos, e isso vale para homens e mulheres... Dirigem carrões, ostentam jóias, bebem e fumam muito (e constantemente), além ambicionarem pelo requinte e pela riqueza... E isso com tal intensidade que ultrapassam os limites do razoável e cometem crimes que violentam seus entes mais próximos.
Vamos ver se deixo aqui alguns registros sobre um ou dois dos episódios.
Indicação (12 anos)

Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas