sábado, 27 de fevereiro de 2016

Filme – As Sufragistas – Quarta Parte - um "comício secreto" de Emmeline Pankhurst

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2016/02/filme-as-sufragistas-terceira-parte.html antes de ler esta postagem:

Antes que Sonny visse, Maud escondeu o broche sufragista. Ele mostrou-se preocupado e estava visivelmente decepcionado com a esposa... Deu a entender que sua ausência foi prejudicial à família... Ele e o filho tiveram problemas para se alimentar.
Sonny exigiu que Maud se afastasse das sufragistas, e deixou claro que não suportaria irresponsabilidade e arruaças de sua mulher.
Constrangida, Maud deu a entender que mudaria a sua conduta... Voltaria a ser a mãe e esposa devotada ao lar.
(...)
A vizinhança passou a olhá-la com desconfiança e tornou-se evidente que todos evitavam cruzar o seu caminho.
Vemos Maud visivelmente incomodada em seu retorno ao trabalho... Certamente temia retaliações... Muitos que passaram por ela deram a entender que sabiam de sua participação na agitação da semana anterior... O motivo de seu afastamento do trabalho só podia ser sua detenção.
Mas aparentemente o emprego de Maud não estava ameaçado.
Fazia pouco tempo que a filha adolescente de Violet começara a trabalhar na lavanderia... O encarregado Taylor andava tão ocupado em tramar a captura de sua “nova presa” que parecia nem se importar com a ausência da “passadeira líder”.
(...)
Todavia o compromisso de Maud de não mais se envolver com as agitações das sufragistas caiu por terra... Seu prestígio entre as sindicalizadas havia crescido muito e não ela teve dúvidas ao aceitar participar de um comício clandestino em que Emmeline Pankhurst falaria.
(...)
A cena do comício é muito bem reconstituída.
Em breve aparição no alto de uma sacada, Pankhurst deu o seu recado às sufragistas confirmando sua convicção de que as ações deviam ser marcadas por atentados às vidraças de lojas e veículos.
Mais uma vez, graças ao seu serviço de informações, a polícia compareceu para acabar com a reunião secreta e prender ativistas... Capturar Pankhurst seria grande trunfo... Mas as sufragistas estavam preparadas para proteger a liderança.
Enquanto a fundadora da WSPU se retirava de modo espetacular do local (os policiais perseguiram e prenderam outra mulher que se fazia passar por Pankhurst), topou com Maud e a cumprimentou por suas ações ressaltando que ela nunca devia desistir da luta.
(...)
Evidentemente as palavras de Pankhurst só podiam significar a “contramão” das convenções e de tudo o que Sonny esperava de Maud...
A garota sabia que estava vivendo perigosamente. Havia dado sua palavra ao marido, mas se sentia como quem não podia retroceder em relação à causa política que abraçara.
Em meio à agitação e correria ela correu o risco de ser novamente detida.
(...)
De fato, a polícia já conhecia Maud... Ela acabou presa na noite do “comício secreto”...
O inspetor Steed (interpretado por Brendan Gleeson) a liberou depois de interrogá-la por várias horas... O policial autorizou que um carro patrulha a deixasse nas proximidades de sua casa... Ele bem sabia que isso seria constrangedor.
De fato, os vizinhos a notaram quando chegou veículo policial chegou... E a ouviram gritar ao marido, implorando que a deixasse entrar...
Sonny a expulsou de casa e a impediu de ver o próprio filho.
Indicação (14 anos)
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas