segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

“Ei! Tem alguém aí?”, de Jostein Gaarder – ao curioso Mika, Joakim explica a evolução da vida no planeta em que vive

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2012/12/ei-tem-alguem-ai-de-jostein-gaarder_15.html antes de ler esta postagem:

Então aconteceu que Joakim decidiu que o melhor que tinha a fazer era levar o amigo Mika para avistar o mar... Dessa forma esperava livrá-lo dos olhares da tia Helena. Numa grande pedra acomodaram-se numa espécie de assento que a mãe do garoto chamava de “cadeira de pedra”. Ao lado de Joakim, Mika contemplava a tudo com muita curiosidade... A claridade do Sol ofuscava a sua visão e é por isso que ele cerrava os olhos procurando proteger-se... Mas a sua iniciativa seguinte foi tentar avistar a grande estrela através da lente. Ao notar o intento do outro, Joakim desesperou-se e, ao que tudo indica, puxou o seu braço dizendo para não fazer aquilo.
O viajante interplanetário voltou a berrar... Naturalmente, Joakim temeu que os gritos chegassem até a sua tia. Mas dessa feita já sabia como proceder e imediatamente fez carinhos e cócegas na nuca do outro... Depois que acalmou o amigo, Joakim pôde explicar que a lente poderia concentrar os raios solares de modo a cegá-lo.
Mika quis saber se o mar abrigava animais... Joakim respondeu que havia tantos quanto há em terra firme. O garoto visitante ficou esperançoso de ouvir que no mar havia dinossauros, mas o seu anfitrião (que colecionava livros sobre os animais pré-históricos e conversava com o pai sobre História Natural) falou que os dinossauros não mais existem... Emendou que todas as formas de vida existentes no planeta vieram do mar. Ao escutar com atenção essas informações, Mika perguntou se os seres humanos também têm a origem de sua existência no mar... Joakim reverenciou a pergunta e explicou que a origem da vida ocorreu há uns três bilhões de anos num único momento e, sendo assim, “plantas e animais da Terra estão relacionados uns com os outros”...
Mas eram os dinossauros que intrigavam Mika... Então, ao seu modo, Joakim explicou sobre eles... Falou das primeiras moléculas e das divisões que sofreram... Explicou sobre as alterações e diferenciações entre elas, o modo como cresceram e deram origem aos primeiros organismos unicelulares... Contou que milhões de anos marcaram a evolução desses organismos, que se tornaram multicelulares e deram origem a plantas e animais... Aqueles termos ainda eram muito recentes para Joakim, mas ele sentia necessidade de utilizá-los... Evidentemente Mika exigia maiores esclarecimentos, e é por isso que Joakim dava exemplos comuns, como o da estrela do mar, mostrando que nos animais multicelulares cada célula é diferenciada e tem “tarefa própria a cumprir”.
Pacientemente, Joakim foi mostrando o que conhecia sobre a evolução e falou que ela proporcionou o aparecimento dos peixes e anfíbios... O outro ficou intrigado ao saber que os anfíbios ainda existem (Joakim conseguiu citar os sapos e salamandras a título de exemplos), mas que o mesmo não ocorre com os dinossauros... Joakim falou que os dinossauros surgiram dos anfíbios, que os primeiros foram répteis, não existem mais, porém há muitas variedades de répteis e várias delas lembram os enormes dinossauros... O garoto viu que o seu curioso interlocutor prestava mesmo atenção a tudo o que dizia, pois emendou uma síntese perfeita sobre o que tinha entendido até então. Joakim ficou impressionado com o aprendizado do outro e com a própria capacidade de transmitir o que conhecia... Então prosseguiu dizendo que as mudanças de geração em geração são imperceptíveis, mas (apesar de se processarem em períodos que duram milhões de anos) elas ocorrem.
O visitante espacial ficou curioso sobre as diferenças entre anfíbios e répteis... Então ouviu que os anfíbios botam ovos na água assim como os peixes, já os répteis, que podem viver em praticamente qualquer ambiente, botam ovos rijos em terra firme... Mika percebeu que os répteis são “mais adiantados” que os anfíbios e quis saber se eles falam... Joakim achou graça e explicou que apenas os humanos têm essa habilidade. Foi então que Mika perguntou sobre a descendência humana... Joakim falou que os humanos são mamíferos e que estes se desenvolveram a partir dos répteis, porém não põem ovos, pois “dão à luz filhotes vivos”... Demonstrando dúvida, Mika questionou se os mamíferos não precisavam “botar um ovinho para dar à luz um filhote”...
Mais uma vez Joakim deu risada... Mas percebia que o amigo tinha uma ponta de razão, pois sabia que os mamíferos produzem ovos minúsculos conhecidos como óvulos que se desenvolvem dentro da mãe (é por isso que não precisam de casca dura)... Ele tinha alguma noção de que o ovo cresce dentro da mãe até a criança ficar pronta para nascer... Joakim considerava isso algo muito difícil de ser entendido, sabia que não tinha condições de explicar sobre aquelas coisas ao amigo... Mika permaneceu contemplando o mar e, enquanto refletia, apenas disse que “o ovo é um milagre”.
Continua em http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2013/01/ei-tem-alguem-ai-de-jostein-gaarder-uma.html
Leia: Ei! Tem alguém aí? Companhia das Letrinhas.
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas