Joakim pensou que havia muita sabedoria na conclusão de Mika sobre a importância do ovo na evolução da vida em nosso planeta, mas ficava sem entender a importância que o menino do espaço enxergava nos ovos e o seu interesse manifesto pelos dinossauros... Enquanto os dois conversaram sobre aqueles assuntos, Joakim permaneceu fazendo as cócegas no pescoço de Mika... Mas logo que ele parou, o outro se levantou e, em disparada, seguiu para a beira do mar. Isso causou preocupação a Joakim, que não tinha permissão dos pais para chegar até ali, além disso, não tinha certeza sobre as habilidades de Mika, se ele sabia nadar... Essas coisas.
Ele alcançou o amigo, que reconheceu o barulho provocado pelas ondas. Então perguntou se havia água em seu planeta... O visitante divertia-se com um punhado de algas que agitava, provocando respingos gelados nos dois. Em reposta à pergunta de Joakim, Mika disse que se houver vida em planetas que não possuam água, certamente os organismos vivente serão bem diferentes da vida terráquea e a de seu planeta. A resposta não foi “direta”, mas deu para concluir que sim, havia água no planeta do novo amigo de Joakim...
É claro, Mika não conhecia o nosso planeta, estava muito curioso e se encantava com as coisas que eram habituais para Joakim... Este, por sua vez, reconhecia que entre eles era o seu amigo que possuía algum conhecimento do espaço sideral... Então perguntou se ele achava que havia muitos planetas com água... A questão mereceu uma reverência, e foi respondida com um “acho que não” justificado pelo fato de a proximidade em relação à estrela provocar a evaporação, e o distanciamento provocar o congelamento.
Depois dessa resposta, Mika correu pelo ancoradouro, entrou num barquinho e começou a pular... Mais uma vez a preocupação tomou conta de Joakim, que foi em sua direção e disse para não pular daquele modo no barco... Logo imaginou que o outro começaria nova choradeira por causa da advertência, então propôs remarem um pouco... Essa ideia comprometia riscos porque o próprio Joakim não sabia remar muito bem... Em todo caso, aplicou-se a ensinar e a proceder como fazia quando remava com o pai, cada um operando um dos remos da embarcação... Foi assim que se afastaram consideravelmente da praia.

Joakim disse que poderiam comer peixe antes das panquecas que tia Helena faria... Manifestando seu inconformismo com a façanha do amigo, já que o seu histórico em pescarias era dos mais pobres, perguntou se no planeta dele havia peixes... Entristecido, Mika negou balançando a cabeça... Então Joakim perguntou se havia outros animais no mar do planeta de Mika... Ele respondeu que, no passado, havia plantas e animais, mas a vida marinha tornou-se impossível devido à poluição que tomou conta das águas... Joakim também ficou triste ao ouvir aquela revelação... Propôs retornarem ao ancoradouro...
Continua em http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2013/02/ei-tem-alguem-ai-de-jostein-gaarder.html
Leia: Ei! Tem alguém aí? Companhia das Letrinhas.
Um abraço,
Prof.Gilberto