sábado, 12 de março de 2011

Imagens dos Movimentos - Voto feminino e Direitos Civis nos EUA - Considerações finais


Seguem as últimas considerações que elaborei para contemplar as questões apresentadas em http://aulasprofgilberto.blogspot.com/2011/03/imagem-de-movimento-politico-feminista.html:

A primeira foto mostra um ambiente fechado. É um lugar bem simples (talvez uma escola, ou uma igreja) que parece servir para o encontro de uma comunidade. A figura central, sem dúvidas, é Martin Luther King. A foto deve ter sido feita no começo da década de 1960 (EUA). O que mais chama a atenção na fotografia é que ela consegue apresentar-nos um Luther King que concentra as atenções de todos os presentes – jovens, idosos e crianças – que sabem tratar-se de grande liderança.
A partir das duas fotos podemos concluir que os fotógrafos dirigiram-se até os eventos para registrá-los. Há espontaneidade nos fotografados.
Em relação a “colocar-se” no lugar do fotógrafo:
Escolhi a foto em que aparece Luther King. Aparentemente há algumas limitações para o fotógrafo fazer o registro no local, que estava bastante concorrido. Penso que o principal ele mostrou (e é o que queria fazer registrar): Luther King discursando bem espontaneamente, as pessoas muito interessadas em suas palavras... A foto consegue revelar-nos que uma mobilização de comunidades negras estava em curso naquele importante momento de reivindicações por direitos e contra a segregação.

Sobre a problemática que a foto apresenta. Elementos que as imagens fornecem para discutir o problema. Se foi ou não solucionado. O que posso propor para solucioná-lo:
A questão remete-nos à primeira foto. Ela apresenta a concentração de determinada comunidade negra em local fechado para ouvir Luther King, importante liderança pelos direitos civis dos negros norte-americanos na década de 1960. O texto de Leandro Karnal, “Estados Unidos, Liberdade e Cidadania”, trabalhado no módulo “Cidadania e História”, ajuda-nos a compreender as limitações que a Declaração de 1776 apresentava em relação ao exercício pleno de cidadania por todos.  A própria aprovação do Ato dos Direitos Civis em 1964 confirma essas limitações. Apesar de a Constituição conferir liberdade e participação, “(...) Houve, igualmente, grupos que tiveram sua cidadania historicamente vilipendiada, como negros e índios” (pág. 151). Sabemos por diversos documentos, inclusive retratados pelo cinema, da violenta segregação que ocorria na época. Sabemos que o desenrolar da situação foi traumático para Luther King, que acabou assassinado em abril de 1968. Não podemos dizer que o problema persiste, mas o racismo ainda é fato nos Estados Unidos e atualmente são os latino-americanos e os naturalizados de origem árabe os principais alvos de ataques segregacionistas. Penso que a mobilização em torno das causas humanistas ainda é eficiente. Temos de demonstrar que somos a maioria e que temos razão em nossos propósitos.
Comparando as duas fotos e conclusões finais:
As duas fotos registram episódios de lutas por direitos de “minorias” nos Estados Unidos. Talvez o tempo que separa a manifestação feminina por “direito ao voto”, ou solicitando “voto feminino”, da reunião liderada por Luther King, seja de uns quarenta anos. A manifestação feminina ocorre em ambiente aberto, mas sabemos que em sindicatos e em outras entidades as discussões também eram realizadas. A reunião em que Luther King aparece ocorre em ambiente fechado, mas sabemos de inúmeros episódios em que os manifestantes lotaram ruas e praças públicas. As principais semelhanças são a organização, a união e a disposição para a luta por direitos de cidadania.

Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas