sábado, 12 de março de 2011

Imagem do Movimento pelos Direitos Civis - Luther King discursando - Análise da foto - uma complementação

Aí está a complementação das considerações postadas em http://aulasprofgilberto.blogspot.com/2011/03/imagem-do-movimento-pelos-direitos.html:

A foto transmite-nos um momento em que ativistas, nem todos negros, ouvem atentamente a sua liderança, Martin Luther King. A foto remete-nos a tempos em que diversas instalações, em várias cidades dos Estados Unidos, eram privilégios de brancos, tempos em que a segregação racial era legitimada por certas leis estaduais. Trata-se de um registro, um documento fotográfico, daqueles anos 1960 em que a população negra dos Estados Unidos muito lutou pelos direitos civis, por educação, liberdade de expressão e de poder exercer todos os direitos políticos, votando e sendo eleitos. O Ato dos Direitos Civis foi assinado pelo presidente Johnson no começo de julho de 1964 depois de muitas reuniões, como essa da foto, e pressões da sociedade organizada.

Para a próxima postagem umas últimas considerações contemplando as demais questões apresentadas em http://aulasprofgilberto.blogspot.com/2011/03/imagem-de-movimento-politico-feminista.html.

Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas