quarta-feira, 9 de março de 2011

Imagem de Movimento Político Feminista nos EUA - Uma proposta de exercício

Em certa ocasião, durante o Curso Cidadania e Cultura organizado pela UNICAMP para professores da Rede Estadual (2005/2006), foi proposta uma atividade de análise de alguns documentos fotográficos. O enunciado era, mais ou menos, o que segue:


Observe as fotos selecionadas. Todas elas estão relacionadas à questão da formação das identidades culturais (no caso gênero e raça). Escolha duas das fotos e a seguir faça as atividades propostas (Que sentimentos essas fotos despertam em você, nesse mergulho no tempo presente e passado? Identifique-as: que tipo de imagem; de que épocas são; quem ou o que aparece em primeiro plano; quem ou o que aparece ao fundo. O que chamou mais a sua atenção nessas imagens? Que tipo de fotos são: foram fotografados de modo espontâneo ou em estúdio? Escolha uma e tente se colocar no ponto de vista do fotógrafo e responda: o que será que ele pretendia contar/mostrar quando fez a foto? Qual a problemática que a foto apresenta? Que elementos as imagens (ou textos) fornecem para discutir esse problema? Isso foi solucionado? O que você propõe para resolver a situação retratada na imagem? Procure informações que permitam compreender o contexto das imagens (situação histórica, tempo, lugar). Compare duas fotos e registre semelhanças e diferenças entre elas. Quais foram as conclusões? (UFA!).


A imagem que postei aqui é uma das que escolhi naquela ocasião. Para amanhã (assim espero) pretendo postar as considerações que fiz sobre ela.



Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas