segunda-feira, 25 de abril de 2011

A Flauta Mágica - Segunda Parte

Talvez seja interessante você acessar http://aulasprofgilberto.blogspot.com/2011/04/flauta-magica-primeira-parte.html antes de ler esta postagem.

Pamina tenta fugir das instalações do palácio de Sarastro. Ela até inicia sua escapada, porém é capturada por Monostatos, que é um serviçal mouro do palácio. Ele ordena que a acorrentem e, ao ficar a sós com a bela princesa, tenta seduzi-la. 

A salvação de Pamina não é ninguém menos que Papagueno. Ele se assusta com o mouro, que também fugiu aterrorizado ao ver o escudeiro de Tamino.
Papagueno percebe que a jovem aprisionada é a princesa que Tamino (com a sua ajuda) deve salvar. Ele se apresenta e diz que o belo príncipe, atendendo ao pedido da Rainha da Noite, virá libertá-la. Pamina se encanta... Logo se apaixona pelo desconhecido herói. Papagueno e Pamina fazem um belo dueto no qual cantam o amor e a beleza da vida a dois (segue vídeo abaixo; o anterior foi bloqueado).



Tamino segue guiado pelos três jovenzinhos (“anjinhos”?) e percorrendo a floresta acaba chegando às portas do templo da Sabedoria. Está assustado, porém demonstra coragem para invadir o lugar. Ele canta algo sobre a maldade que deve imperar por aquelas paragens, já que assim lhe fora advertido pelas damas a serviço da Rainha da Noite. Porém um velho sacerdote aparece e tranquiliza Tamino. Ele mostra que Sarastro não é malvado, trata-se de um Sumo Sacerdote de Ísis, conhecido por sua bondade e sabedoria no trato com todos... Sarastro, não sem razão, teria raptado a própria filha para livrá-la da má influência de sua mãe.


Tamino começa a duvidar sobre o que até então achava ser a verdade... Ao longe ouve vozes que indicam que Pamina está viva, porém em perigo. O príncipe toca sua flauta mágica... Ao longe ouve a música de Papagueno... Monostatos e seus homens estão em seu encalço... Pamina corre perigo... Mas o encantado som do singelo carrilhão faz com que os perseguidores dancem “ridicularmente”. Os dois fugitivos ficam livres, porém um coro anuncia a chegada do imponente Sarastro. Pamina tenta justificar-se e confessa que, de fato fugia. Sarastro oferece-lhe palavras de conforto, mostra que sua intenção é a de oferecê-la como esposa a um verdadeiro cavaleiro, mas pede que ela suporte a condição de não mais retornar à malvada mãe.
companhia japonesa encena A Flauta Mágica

Eis que surge Monostatos arrastando o jovem Tamino. Príncipe e princesa têm o impulso de se abraçarem... O mouro, que esperava elogios e recompensas de Sarastro, acabou sendo punido com chicotadas... Tamino é bem recebido pelo Sumo Sacerdote e aceita submeter-se à iniciação no templo... Papagueno segue com ele. Serão duras provas... Suas convicções poderão ser abaladas...

Páginas