quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Filme: Sócrates - Considerações


Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2011/10/filme-socrates.html antes de ler esta postagem:

No começo do filme vemos Atenas sendo humilhada pelos espartanos, que derrubam suas muralhas... Os episódios se referem à parte final da Guerra do Peloponeso, momento em que alguns tiranos em Atenas assumem o poder apoiados pelos inimigos... Depois ocorre o retorno da Democracia, das assembleias e sorteios para a definição de magistrados...
Assistimos ao velho Sócrates perambulando pelas ruas sempre acompanhado dos jovens, que o seguiam em busca de conhecimento. Xântipe, sua esposa (o filme apresenta apenas ela), vivia a reclamar que os filhos passavam fome... Seu marido passava muito tempo fora de casa, vivia acompanhado de jovens, mas não trazia dinheiro. O pior, dizia, era ouvir por aí que Sócrates estava atraindo a ira de vários cidadãos.
Para seus discípulos, Sócrates ensinava que só há um bem: a Sabedoria... E que o único mal é a “presunção de saber”... E o que sabe Sócrates? Tem consciência da própria ignorância... Afirmava, quando questionado, que a única certeza que tem é a de que “nada sabe”. Por esse tipo de conhecimento não havia o que cobrar.
Para muitos atenienses, porém, o filósofo era o responsável pela decadência da polis. Então, aos poucos, a sua irreverente forma de levar a vida e de lidar com as manias do povo, o fez alvo de perseguição no tribunal. Sócrates foi acusado (por Meleto com o apoio de Ânito e Lícon) de não crer nos deuses atenienses, de propor novas crenças e de corromper os jovens locais. A parte final é reservada ao julgamento em que o próprio filósofo realiza a sua defesa, e os momentos derradeiros na prisão junto aos discípulos.
Talvez seja interessante reservar uma postagem para a defesa e os últimos momentos do filósofo destacados no filme.
Continua em https://aulasprofgilberto.blogspot.com/2011/10/filme-socrates-politica.html
Indicação (14 anos)
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas