domingo, 16 de agosto de 2015

“Aprendendo com Anne Frank – histórias que ensinam valores” – nas unidades Senac

Onde estive em 18 de julho?
No Senac de Santo Amaro (Rua Doutor Antônio Bento, 393) em visita a Aprendendo com Anne Frank – histórias que ensinam valores.
Essa exposição estava programada para permanecer na unidade até dia 30 de julho... Sabemos ela foi encerrada antes do anteriormente anunciado. Uma pena.
Mas também é certo que ela é “itinerante” e pode ser alcançada em outro endereço... Ao que tudo indica poderá ser visitada até o final do ano que vem. São mais de cinquenta unidades Senac!
(...)
É como diz Nanette Blitz Konig, ex-colega de Anne Frank: é preciso entender que além do “não querer nunca mais” (que aquelas atrocidades ocorram), devemos saber o “nunca mais de quê”.
Aprendendo com Anne Frank cumpre um pouco dessa tarefa... A exposição é resultado do esforço e parceria do Senac com a Embaixada dos Países Baixos, Casa Anne Frank e Instituto Plataforma Brasil por ocasião de Brasil e Holanda – paz e justiça (um projeto maior, organizado em 2014 no Centro Universitário Senac - Avenida Engenheiro Eusébio Stevaux, 823. Santo Amaro).
Os diversos documentos nos levam a refletir sobre a intolerância dos regimes totalitaristas e sobre os dramas que eles ocasionam...
Alguns painéis, reproduções fotográficas, objetos relacionados ao nazismo/holocausto e maquetes elucidam a trajetória da breve existência da menina que continua encantando a todos os que conhecem a sua história.
A reprodução fotográfica da vista panorâmica do endereço do escritório onde Otto Frank trabalhava (com um recorte que revela o “anexo”) nos leva à Amsterdã dos dias de esconderijo... É como se estivéssemos contemplando as “vistas aéreas” cada vez mais comuns em programas de televisão e na internet.
Vemos um grande painel fotográfico em que Anne aparece por inteira... Tão jovem e tão parecida com as demais garotas de sua idade... Imaginamos como seria se vivesse entre nós... Inteligente como era provavelmente interagisse pelas redes sociais, compartilhando as suas reflexões e temores... Não é por acaso que a um canto podemos notar um laptop que exibe “sua página” com seguidores e tudo o mais.
(...)
Somos levados a pensar também em nossa sociedade... Todos são respeitados?
É Joëlke Offringa (presidente do IPB – Instituto Plataforma Brasil) quem nos lembra de que, mais do que contribuir para a tolerância, devemos “celebrar as diferenças”.
Certamente uma garota como Anne nos leva a refletir sobre as injustiças e discriminações que tantos vivenciam cotidianamente.
Uma sociedade que respeita o direito do outro.
É isso o que ela defenderia!
E mostraria que é preciso levar justiça a todos...
Aprendendo com Anne Frank – histórias que ensinam valores nos adverte para isso.
(...)
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas