quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Caraça - um pouco da História

O Caraça foi um Colégio para a formação de padres, ali funcionava o Seminário Maior de Mariana. Por quase um século (1820-1912) funcionou também o Colégio que era referência educacional do país, caracterizado pela rígida disciplina e pela formação de lideranças. Por ele passou boa parte da elite do estado de Minas Gerais (Afonso Pena, Artur Bernardes, entre outros). O lugar retirado era propício aos exercícios intelectuais e espirituais.
Não tenho a pretensão de registrar a História do lugar e de seus personagens mais marcantes. Isso é satisfatoriamente realizado pelo site oficial do Caraça (www.santuariodocaraca.com.br).

Em todo caso:


Inicialmente havia uma pequena ermida (capela), mas logo demolida para a construção da primeira igreja em estilo neogótico em nosso país. A Igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens foi construída durante o século XIX, mas a imagem da Santa chegou ao Caraça em 1784. Em seu interior, além da imagem barroca, podemos observar afrescos e um quadro (Santa Ceia) feito pelo mestre Ataíde e os belos vitrais franceses.
Em 1968 ocorreu um incêndio no Caraça. O alojamento dos seminaristas, laboratórios, teatro, biblioteca e outros ambientes ficaram completamente destruídos. Aos poucos o lugar foi se tornando mais ermo, sendo zelado por um pequeno grupo de padres. Eles notaram que lobos guará tornaram-se frequentadores das proximidades. Então sua presença tornou-se habitual e os animais acostumaram se alimentar de pedaços de carnes oferecidos pelos religiosos. Esse tem sido um dos expedientes mais admirados pelos turistas que acorrem ao Caraça (ler http://aulasprofgilberto.blogspot.com/2011/09/chegada-no-caraca-noite-de-15012001.html).

Houve o processo de restauração da ala destruída e o tombamento do acervo histórico e artístico por várias instituições, inclusive pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).  O Parque do Caraça é Reserva Particular do Patrimônio Natural e os desafios da Congregação da Missão têm sido o de despertar a sociedade (inclusive demonstrando que a área protegida deveria ser ampliada) para a preservação da área, de sua fauna e flora.


Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas