domingo, 4 de setembro de 2011

Chegada no Caraça - noite de 15/01/2001

Ocorre que a estadia no Caraça fez parte da última parte de uma viagem que havia se iniciado no começo de 2001. Da região de Poços de Caldas partimos (eu e Ângela) para a BR 116. Passamos por estradas bem ruins na região de Caldas (em direção a Pouso Alegre)... Há tantos relatos sobre essa primeira parte que talvez seja interessante reservá-los para registros futuros... Por enquanto basta considerarmos que o destino era o litoral e as praias do Espírito Santo. Então está claro que descemos a BR 262... Estivemos em Guarapari e Vila Velha, mas nos instalamos em Meaípe.
A imagem selecionada é registro fotográfico feito no dia 15/01/2001. Trata-se da Pedra Azul, Serra do Caparaó. Local de magnífica paisagem natural e carregado de História, palco de guerrilha ao tempo do Regime Militar.

As anotações indicam que subimos a serra no dia 15 de janeiro. E foi em meio à viagem que decidimos parar no Caraça, aonde chegamos naquela mesma noite. Não tínhamos a menor ideia sobre a administração do lugar... Chegamos a uma grande entrada com guarita de segurança e perguntaram se éramos esperados... Não, não havíamos reservado estadia. O funcionário ligou e explicou nossa situação. Ele nos disse que a não havia vagas, mas que poderíamos nos instalar em um quarto precário na parte antiga do Seminário. Percorremos o trajeto às escuras, passava das 21:00, podíamos vislumbrar apenas a silueta da mata e perceber ruídos de animais. Fomos bem recebidos por um dos padres... Ele nos ofereceu a cozinha dos religiosos para que pudéssemos jantar, já que a cozinha dos hóspedes havia encerrado seus serviços. Falou-nos que o Caraça é muito concorrido e que, com alguns meses de antecedência, os interessados reservam quartos para a alta temporada. Mais tarde serviriam chá e pipoca nas escadarias da velha igreja, onde aguardariam a visita dos lobos guará. Demos muita sorte de conseguir aquele rústico quartinho.

Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas